Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA LIMA MORAES DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: AMANDA LIMA MORAES DOS SANTOS
DATA: 20/05/2020
HORA: 10:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

Avaliação da produção de biogás a partir do bagaço de malte pré-tratado termicamente utilizando a metodologia de superfície de resposta.


RESUMO:

O Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking dos maiores produtores de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. No país, o estado de Alagoas tem se destacado e atualmente os produtos alagoanos são reconhecidos nacionalmente. Apesar do crescimento expressivo, as cervejarias têm estado sob pressão econômica nos últimos anos, dado o aumento com os custos de energia, matéria-prima e eliminação de resíduos. A digestão anaeróbia pode fornecer uma solução viável para a solução de tais problemas, uma vez que é uma tecnologia que permite a gestão de resíduos e fortalece o setor de energias renováveis. A linha de produção da indústria cervejeira gera resíduos distintos, como o bagaço de malte, subproduto de interesse nessa pesquisa, que acumula-se após a etapa de filtração do mosto e é o principal subproduto das cervejarias (aproximadamente 17 kg por hectolitro de cerveja). Apesar da alta disponibilidade, a composição complexa e baixa biodegrabilidade do material tem sido uma dificuldade para o tratamento. Neste contexto, o uso do pré-tratamento em autoclave tem sido uma alternativa viável do ponto de vista operacional e econômico para solubilizar a matéria orgânica e melhorar a biodegradação do material. Neste trabalho, a produção de biogás será verificada por meio de testes Biochemical Methane Potencial - BMP em reatores em regime batelada operados em diferentes condições utilizando o bagaço de malte como mono substrato. Os testes visam verificar a influência do pré-tratamento em autoclave em tempos de processamento variáveis (15, 30 e 45 minutos) e de diferentes razões substrato/inóculo (v:v)% (25:75, 50:50 e 75:25) na produção. A experimentação se dará a partir de um planejamento experimental 22 com três repetições do ponto central. A partir dos dados experimentais, será obtido um modelo matemático que, se validado estatisticamente, será utilizado para determinar as melhores condições por meio da metodologia de superfície de resposta.


PALAVRAS-CHAVE:
  1. Indústria cervejeira
  2. Bagaço de Malte
  3. Pré-tratamento
  4. Metodolodia de Superfície de Resposta

PÁGINAS: 41
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Saneamento Ambiental

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1272239 - DANIELE VITAL VICH
Interno(a) - 3081569 - CARLOS EDUARDO DE FARIAS SILVA
Interno(a) - 1774383 - EDUARDO LUCENA CAVALCANTE DE AMORIM
Interno(a) - 1121201 - NELIA HENRIQUES CALLADO
Notícia cadastrada em: 04/05/2020 16:01
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 15:28