Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA THAÍS LIMA RAMOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: SAMARA THAÍS LIMA RAMOS
DATA: 14/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

Análise comparativa de métodos de verificação de carregamentos em OAE visando à emissão de autorização especial de trânsito. 


RESUMO:

Visando desenvolver uma avaliação comparativa dos princípios para verificação de cargas em pontes, este trabalho propõe-se a realizar a verificação estrutural de uma obra de arte especial – OAE, mediante o estudo das cargas móveis adotadas pelas normativas brasileira (NBR 7188:2013), americanas (AASHTO: 2002 e 2012) e europeia (Eurocode 1: 2003). Sabendo-se que os limites de peso e dimensões relacionados a veículos de carga nas rodovias brasileiras são normatizados por meio das resoluções do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, em conjunto ao estudo das normas brasileira, americanas e europeia, pretende-se aplicar uma verificação dos efeitos dos esforços solicitantes gerados por meio dos carregamentos móveis descritos nas respectivas normativas sobre a ponte do Rio Croatá, localizada na BR-423/AL, município do Carié/AL, cujas informações foram disponibilizadas pelo DNIT/AL, avaliando os esforços solicitantes, gerados pelos carregamentos de projeto descritos nas normativas estudadas e por um trem-tipo especial. Empregando-se modelagem numérica, através do método dos elementos finitos – MEF, por meio do softwareSAP2000, pretende-se analisar os efeitos da passagem dos trens-tipo, uma vez que a modelagem numérica possibilita determinar as solicitações máximas geradas na superestrutura com a passagem dos trens-tipo sobre a ponte e compará-las aplicando-se as determinações estabelecidas pela NBR 7188:2013. Fazendo uso dos esforços solicitantes resultantes da analise numérica, pretende-se aplicar os resultados obtidos a metodologia estabelecida pelo DNIT para elaboração das concessões de Autorizações Especiais de Trânsito – AET, que estabelece os critérios de verificação de segurança estrutural em pontes rodoviárias. Os coeficientes de impacto e ponderação descritos pelas normas brasileiras: NBR 7187:2003 e NBR 8681:2013, respectivamente, são utilizados durante a elaboração da AET a fim de realizar a verificação estrutural e estabelecer os carregamentos de cálculo para o estado limite último. Por meio da aplicação deste estudo pretende-se determinar se OAE analisada encontra-se em condições estruturais para trânsito do nosso trem-tipo especial (TTE- 362).


PALAVRAS-CHAVE:

Pontes rodoviárias. Autorização especial de trânsito. Carregamento máximo em pontes.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Estruturas
ESPECIALIDADE: Estruturas de Concreto

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1640290 - WAYNE SANTOS DE ASSIS
Interno(a) - 1121792 - FLAVIO BARBOZA DE LIMA
Interno(a) - 1514539 - WILLIAM WAGNER MATOS LIRA
Notícia cadastrada em: 26/11/2020 11:15
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