PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATERIAIS CENTRO DE TECNOLOGIA Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA CRISTINA PEREIRA LIMA PAULINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA CRISTINA PEREIRA LIMA PAULINO
DATA : 23/03/2022
LOCAL: CTEC
Evidências dos hidróxidos duplos lamelares como agentes adsorventes em matrizes aquáticas

Hidróxidos Duplos Lamelares. Contaminantes. Poluentes. Matrizes Aquáticas. Adsorção. Scoping Review.

As ações antrópicas têm afetado a qualidade dos recursos hídricos causando grande impacto ao meio ambiente ao redor de todo o mundo, reduzindo significativamente suas disponibilidades para consumo. Diante da prioritária necessidade de remoção de contaminantes e poluentes nas mais diversas matrizes aquáticas, passa a ser imprescindível o desenvolvimento de novas tecnologias para esta finalidade. Alguns processos de descontaminação empregam materiais sólidos para adsorção, proporcionando baixo custo associado à alta eficiência. Os Hidróxidos Duplos Lamelares (HDLs) além de versáteis se mostram promissores em processos de adsorção. Foi feita uma Scoping Review, com a finalidade de obtenção do panorama mundial do que tem sido estudado sobre o emprego dos hidróxidos duplos lamelares como agentes adsorventes de contaminantes e poluentes em matrizes aquáticas. A coleta de dados foi realizada por meio de busca de publicações por três revisores independentes nas plataformas online (a) Web of Science (WoS); (b) Scopus; (c) Science Direct; (d) National Library of Medicine (PubMed), (e) Google Scholar e (f) Open Grey; através do emprego das palavras-chaves: hidróxidos duplos lamelares, meio ambiente, contaminante, poluente, meio aquoso, solução aquosa, adsorção, adsorvente e agente adsorvente. Os critérios de inclusão foram: publicações indexadas nas bases de dados selecionadas que contribuam de maneira relevante para a questão da pesquisa e de acesso aberto. A cronologia utilizada foi desde a data de origem de cada plataforma eletrônica até ano de 2021. Com base nos critérios de elegibilidade 17 estudos foram selecionados, oriundos de 14 diferentes nacionalidades, sendo o período de publicação dos mesmos compreendido entre 2005 e 2021, denotando o esforço científico de 103 pesquisadores. A predominância da origem dos estudos foi registrada assim como a composição dos HDLs utilizados, os contaminantes, os poluentes ou meios reacionais em que foram empregados, o método de síntese utilizado e as considerações mais relevantes de cada pesquisa. Este trabalho evidenciou as principais informações que descrevem os HDLs como materiais promissores e de significativa relevância como adsorvente de agentes contaminantes e poluentes em matrizes aquáticas, ressaltando-se ainda, desafios identificados para o surgimento de novos estudos sobre o tema.

Externa ao Programa - 2996880 - ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA
Interno - 1121401 - JOSEALDO TONHOLO
Externo ao Programa - 2278469 - LEONARDO MENDONCA TENORIO DE MAGALHAES OLIVEIRA
Presidente - 1797785 - LUCAS MEILI