PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Phone: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: NEWTON DE BARROS MELO NETO



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: NEWTON DE BARROS MELO NETO
DATA: 10/07/2020
HORA: 10:00
LOCAL: ONLINE
TÍTULO:

PRONTUÁRIO ELETRÔNICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS DE SAÚDE


RESUMO:

O Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve o objetivo avaliar a
utilização do Prontuário Eletrônico (PE) como recurso pedagógico. A metodologia
utilizada foi quantitativa, através da aplicação de um questionário estruturado e
validado previamente, contendo questões objetivas e subjetivas, abordando sobre a
satisfação em relação ao PE implantado no serviço, a avaliação dessa ferramenta
como recurso pedagógico e o envolvimento no processo ensino-aprendizagem.
Participaram da pesquisa 110 residentes, sendo 70 do programa de residência
médica e 40 da residência multiprofissional. Os resultados da pesquisa são
apresentados em um artigo original intitulado: Prontuário Eletrônico como Recurso
Pedagógico: Percepção dos Residentes de um Hospital Universitário. A maior parte
dos residentes eram do sexo feminino, concluíram a graduação em instituições
públicas, entre os anos de 2003 e 2019, sendo a média de idade 28 anos, esse perfil
possibilitou classificar os participantes como uma geração que possui domínio dos
recursos tecnológicos, denominada geração Y. Quando analisada a familiaridade
com o PE, 44,5%, afirmaram que o primeiro contato com esta ferramenta se deu
apenas na residência e 90,9% alegaram que durante a graduação nenhuma
disciplina trabalhou com o PE. Os residentes reconheceram a relevância das
informações geradas no PE para o processo de aprendizagem e a importância de
ser utilizado como ferramenta de ensino. Conclui-se que é necessário desenvolver a
competência digital dos discentes, para que possam ter um olhar crítico e reflexivo
dos registros eletrônicos, e para tanto, o PE precisa ser reconhecido e adotado pelos
docentes como recurso pedagógico. A identificação de lacunas na adoção do PE no
processo de aprendizagem nos cursos de saúde, despertou para o desenvolvimento
de dois produtos de intervenção: a criação de um aplicativo eletrônico, na forma de
protótipo, denominado “prontuário eletrônico de aprendizagem”, para ser utilizado na
graduação como uma plataforma interativa entre docentes, discentes e preceptores
e a produção de um vídeo explicativo direcionado para os docentes, abordando a
importância do PE no cenário de prática e as possibilidades de utilização como
recurso pedagógico.


PALAVRAS-CHAVE:

Prontuário eletrônico; tecnologia educacional; aprendizagem; ensino; tecnologia de informação.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Externo(a) à Instituição - LÚCIA DE MENDONÇA RIBEIRO SILVA - SME
Interno(a) - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Notícia cadastrada em: 17/06/2020 11:57
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