PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Phone: (82) 99951-6773

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANNA RODRIGUES DA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANNA RODRIGUES DA SILVA FERREIRA
DATA : 26/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Maceió
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DE E-LEARNING PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE RADIO


PALAVRAS-CHAVES:

 Radiologia. Odontologia. Anatomia. Ensino. Aprendizagem.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

A Radiologia Odontológica e Imaginologia se destacam na Odontologia pelo uso indispensável de computadores e tecnologias. Estudos recentes em educação online têm apresentado resultados favoráveis para o processo de ensino-aprendizagem. Objetivo geral: Analisar a implantação de um banco de imagens radiográficas periapicais utilizado como estratégia de ensino aprendizagem online na disciplina Radiologia Odontológica e Imaginologia de uma instituição de ensino superior em Maceió. Método: Estudo de caso de abordagem quali-quantitativa. Foi desenvolvida uma estratégia de ensino-aprendizagem on-line através da utilização de uma ferramenta de elearning ( banco de imagens radiográficas odontológicas digitais). O banco de imagens possui um total de 58 imagens radiográficas digitais, do tipo periapical, que foram selecionadas por expertises na área. A estas imagens foram adicionadas legendas com animações didáticas, indicando a anatomia radiográfica periapical. O estudo foi aplicado aos graduandos do 4º período do curso de Odontologia, na disciplina Radiologia Odontológica e Imaginologia, e foi realizado em seis etapas: 1. Pré-teste (questionário com 10 questões de interpretação da anatomia radiográfica periapical); 2. Exposição dialogada com utilização do banco de imagens; 3. Atividade assíncrona com disponibilização do banco de imagens e referencial teórico; 4. Pós-teste (questionário com 10 questões de interpretação da anatomia radiográfica periapical); 5. Feedback (momento síncrono de discussão das questões) e 6. Instrumento para avaliação da reação e motivação discente (através da aplicação de um questionário contendo 36 questões de múltipla escolha e baseada no modelo de teoria motivacional de aprendizagem Attention, Relevance, Confidence and Satisfaction - ARCS (KELLER, 2006); associado a uma questão aberta, com o desenvolvimento de narrativa, sobre a experiência vivenciada pelos discentes ao realizar esta atividade. Resultados: A média das notas no pré-teste foi de 4,60 e no pós-teste foi 7,2 pontos. Na comparação das médias pelo teste U de MannWhitney observou-se p-valor significante (p=0,0009). Na comparação do préteste para o pós-teste, houve aumento de 41,6% das notas acima da nota média (6,0). Foram identificadas pontuações elevadas nos escores da escala motivacional, o que demonstrou resultados satisfatórios, onde 100% dos discentes que responderam ao questionário concordaram que a atividade foi interessante, estimulou a curiosidade, que se sentiu confiante de que poderia aprender o conteúdo,  gostou  de estudar essa atividade, que foi um prazer trabalhar em uma atividade tem planejada e que foi bom concluir esta atividade com sucesso. A maioria dos estudantes de Odontologia expressaram entusiasmo e satisfação com falas exitosas nas respostas da questão aberta reflexiva. Algumas fragilidades como uma baixa adesão dos discentes e evasão em sua participação nas etapas de avaliações foram observadas. Alguns relataram que as atividades  possuíam muitos itens a serem respondidos. Conclusão: A aplicação de e-learning facilita a compreensão na interpretação de imagens radiográficas. A utilização de ferramentas inovadoras de e-learning é promissora para o ensino em Radiologia Odontológica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Interna - 1918787 - ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI
Interno - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno - 1137700 - FRANCISCO JOSE PASSOS SOARES
Externo à Instituição - FREDERICO SAMPAIO NEVES - UFBA
Notícia cadastrada em: 29/04/2022 18:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 28/03/2024 05:33