Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA SANTOS TERCEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : PAMELA SANTOS TERCEIRO
DATE: 27/04/2023
TIME: 09:00
LOCAL: Auditório Roberto Jorge - Instituto de Física
TITLE:

Efeito dos Pontos Quânticos de Carbono nas Propriedades Não-Lineares de Cristais Líquidos Nemáticos

KEY WORDS:

1. Cristais Líquidos; 2. Pontos Quântico de Carbono; 3.Propriedades não-lineares; 4. Efeito térmico.

PAGES: 1
BIG AREA: Ciências Exatas e da Terra
AREA: Física
SUBÁREA: Física da Matéria Condensada
SPECIALTY: Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part.
SUMMARY:

O estudo dos efeitos dos pontos quânticos de carbono em cristais líquidos tem despertado interesse devido às possibilidades de aprimoramento das propriedades ópticas não-lineares. Os pontos quânticos de carbono são nanopartículas fotoluminescentes quase-esféricas, compostas por um núcleo de carbono e uma casca externa com grupos funcionais em sua superfície. Para a investigação dos efeitos da adição dessa nanopartícula em cristais líquidos, foram utilizadas as técnicas de microscopia de luz polarizada, de espectrocopia de absorção óptica e a varredura Z resolvida no tempo. Em particular, foi mostrado que a incorporação de pontos quânticos de carbono pode aumentar a resposta não-linear dos cristais líquidos nemáticos, tornando-os mais eficientes em aplicações como moduladores ópticos, amplificadores ópticos, comutadores eletro-ópticos e dispositivos de processamento de sinais ópticos. Além disso, a presença de pontos quânticos de carbono pode melhorar a estabilidade térmica e a orientação molecular dos cristais líquidos nemáticos, o que pode ter aplicações em dispositivos eletrônicos avançados.

BANKING MEMBERS:
Interno(a) - 1695829 - ANDRE DE LIMA MOURA
Interno(a) - 1120933 - MARCELO LEITE LYRA
Externo(a) ao Programa - 1120709 - MARIA TEREZA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 26/04/2023 13:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 02/05/2024 10:00