Banca de DEFESA: FELIPE GARZON SERNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE GARZON SERNA
DATA : 26/11/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte
TÍTULO:

 

MEMORIAS DEL CONFLICTO ARMADO EN COLOMBIA:
EXPERIENCIAS EMBLEMÁTICAS DE VIOLENCIAS Y ACTUACIÓN DEL MOVIMIENTO DE VÍCTIMAS DE LA REGIÓN DEL ORIENTE ANTIOQUEÑO (1995 - 2005)


PALAVRAS-CHAVES:

Colombia; Conflito Armado; Memoria Coletiva; Vítimas.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

RESUMO: A Colômbia é um país com uma longa história de violência política. Durante o século XIX e a primeira metade do século XX, os partidos políticos tradicionais usaram a violência armada para lidar com a oposição e eliminar disputas pelo poder político e econômico nos níveis local, regional e nacional. A partir da década de 1950, já no contexto internacional da Guerra Fria e do combate ao perigo comunista na América Latina promovido pela Doutrina de Segurança Nacional dos Estados Unidos, a violência política na Colômbia se transformou em uma luta armada entre o Estado e múltiplos atores organizados com diferentes objetivos, territórios e múltiplos níveis de incidência na sociedade colombiana. O objetivo desta pesquisa é aprofundar a experiência particular em que se desenvolveu o conflito armado interno na Colômbia na região do Oriente Antioqueño, que por suas características estratégicas para a economia regional e nacional foi palco de fortes disputas pelo controle territorial por parte de todos os atores armados legais e ilegais envolvidos no conflito - guerrilheiros, paramilitares, traficantes de drogas, o Estado - principalmente entre as décadas de 1980 e 2000, e nos quais a população civil das comunidades locais suportaria o peso. As características que o conflito armado assumiu nesta região particular baseiam-se em um conflito territorial já existente na região desde os anos 1960 devido à construção arbitrária de megaprojetos de infraestrutura como a rodovia Medellín - Bogotá e o enorme complexo hidrelétrico da região de Reservatórios. Com base nos depoimentos das vítimas do conflito armado compilados nos relatórios publicados pelo Grupo de Memória Histórica da Comissão Nacional de Reparação e Reconciliação (2005-2011) e pelo atual Centro Nacional de Memória Histórica, busca-se fazer visíveis as experiências de reconstrução da memória coletiva das vítimas como sujeito histórico emergente em cenários de múltiplas violências mas também de múltiplas formas de resistência à guerra e ao esquecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1295765 - ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
Interna - 1820724 - ANA PAULA PALAMARTCHUK
Externa à Instituição - SAMANTHA VIZ QUADRAT - UFF
Notícia cadastrada em: 23/11/2021 17:00
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 30/04/2024 07:26