A Aritmética das Olimpíadas
Sequência Didática. Aritmética. Resolução de Problemas. Ensino. Metodologia.
O presente trabalho traz uma proposta de Sequência Didática (SD) que utiliza a resolução de problemas relacionados aos temas de Aritmética da Olimpíada Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de seu banco de questões, do material de "Encontros de Aritmética"do Programa de Iniciação Científica (PIC), com o objetivo de desenvolver as habilidades EF06MA05, EF06MA06, e EF07MA01 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para analisar a efetividade da SD, a proposta foi aplicada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Arapiraca-AL. Na resolução desses problemas procurou-se refletir sobre os procedimentos utilizados em cada questão, motivando o senso crítico dos estudantes, buscando motivar e instigar a participação deles nas aulas. Trabalhar os problemas da OBMEP é trazer a matemática de uma forma diferente, mais próxima do cotidiano e desmistificar a imagem de uma disciplina engessada e puramente calculista.