Banca de DEFESA: JOSAFÁ DE FRANÇA VERÇOSA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JOSAFÁ DE FRANÇA VERÇOSA
DATA: 14/08/2020
LOCAL: Ambiente Virtual

Redescutindo o Desenvolvimento Econômico A Partir da Visão Novo Desenvolvimentista. em busca de um novo paradigma.

O desenvolvimento econômico é um assunto que tem travado vários debates à séculos por diferentes escolas do pensamento econômico. Desde os clássicos, como Adams Smith com a divisão do trabalho e a teoria da vantagem absoluta. David Ricardo, sofisticando, propões políticas da divisão internacioanal do trabalho e a teoria das vantagens comparativas. Os clássicos do desenvolvimento a exemplo de Rostow e Lews, cada um propondo políticas de desenvolvimento econômico para que os países conseguisse chegar ao desenvolvimento econômico. A discussão da escola cepalina com Raul Prebisch e Celso Furtado dentre outros, se contrapondo à teoria das vantagens comparativas, onde até então era preconcebido pelos clássicos que os países precisam apenas se especializar naqueles bens em que tinham vantagens compativas para se desenvolver. A CEPAL terceu vários discussões a esse respeito afirmando que os países periféricos não conseguiam se desenvolver poque tinham desvantagens nas transações como o comércio exterior. Foram apresentados vários modelos de crescimento econômico. Esses modelos tinham como base o lado da oferta e o longo prazo da economia. Pode – se citar como exemplo o modelo de Solow em que é desenvolvido em torno do conceito do capital, trabalho e do progresso técnico como ferramentas chaves do crescimento econômcio. Mais recentemente, surgiu uma nova abordagem do desenvolvimento econômico através das propostas da teoria novo desenvolimentista. Essa teoria, se define como nova porque vai de econtro às teorias de crescimento de cunho mais neoclássico, trazendo algumas ideias da escola estruturalista. Porém, segundo seus teóricos, ao ter como objeto de estudo os países de renda média. Não corrobora com a idéia de proteção à indústria infante, da inflação estrural e, sobretudo, ao fato de que os países precisam de poupança externa para se desenvolver. Para o novo desenvolvimentismo a variável estratégica para o desenvolvimento é uma taxa de câmbio competitivo no longo prazo. Diante disso, objetivou – se investigar se , de fato o a teoria novo desenvolvimentista representa um novo paradígma para o desenvolvimento econômico, ou seja, se suas propostas realmente representam algo novo. Além disso, verificar se suas propostas tem embasamento empírico, tendo como país de análise o Brasil. Foi desenvolvido neste trabalho uma breve análise da histórica do desenvolvimento econômico no primeiro momento, seguindo com uma demonstração de alguns modelos de crescimento econômico e parte do pensamento econômico clássico do desenvolvimento no segundo capítulo. Segue-se com uma exposição da teoria novo desenvolvimentista e alguns contrapontos a ela. Na quarta parte está inserida a metodologia do trabalho na qual se relizou através de análise bibliográfica e documental através da análise de dados empíricos. Na quinta parte traz os resultados nos que se confirmam algumas das principais ideias dessa teoria, como por exemplo que a taxa de câmbio se manteve muito apreciada no longo prazo. O que por sua vez causou perdas relevantes para a indústria brasileira. Dessa forma, se conclui-se que as principais propostas do novo desenvolvimentismo segue coerente no que diz respeito ás análise empíricas que se realizou neste trabalho. Porém, como está ainda está em processo de revisão empírica, a teoria ainda não representa uma quebra de paradígma.

PALAVRAS-CHAVE:

desenvolvimento econômico; crescimento econômico; novo desenvolvimentismo; taxa de juros; taxa de câmbio; doença holandesa.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Economia
SUBÁREA: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico
ESPECIALIDADE: Crescimento e Desenvolvimento Econômico