Banca de DEFESA: MARIA VANIA SOARES DE MENDONCA

TIME: 10:00
LOCAL: remoto
TITLE:

Alfabetização e letramentos: propostas pedagógicas para os anos iniciais no contexto pós-pandemia

KEY WORDS:

Palavras-chave: alfabetização; letramentos; período pandêmico, código linguístico; usos das linguagens

PAGES: 125
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
SUMMARY:

O presente trabalho discute questões sobre o ensino de língua portuguesa nos anos inicias do Ensino Fundamental I (EFI) no contexto da pós-pandemia da COVID 19 em uma escola do município de Maceió situada no bairro de Santa Lúcia na periferia da cidade. Acompanhando uma turma desde seu ingresso no terceiro ano em 2022 até o quarto ano  (no presente momento), o fato de a maior parte dos alunos ainda não se encontrar alfabetizada chama a minha atenção como problema de pesquisa. A partir dessa inquietação observada dentro desse tempo de um ano e meio de convivência e trabalho com a turma em sala de aula, estabeleci as seguintes perguntas de pesquisa: a) quais são as práticas de alfabetização usadas com meus alunos na fase pós-pandemia estão ajudando e/ou dificultando a concretização do processo de aquisição das primeiras letras?; b) uma mudança de abordagem pedagógica para o ensino de língua portuguesa nos anos iniciais que busque associar as práticas de alfabetização (com foco no domínio do sistema alfabético e ortográfico) das práticas de letramentos (com o foco no uso das práticas sociais em que se usa a escrita) poderia colaborar com o processo de construção da linguagem escrita da turma , em especial, dos alunos que se encontram ainda nos primeiros níveis de saberes da escrita? A partir dessas perguntas, a objetivo do presente trabalho é o de descrever e refletir sobre o desenvolvimento de uma proposta pedagógica que conceba os letramentos não dissociando o código linguístico do uso linguístico. São apresentadas no presente exame de qualificação três atividades desenvolvidas com a turma do que pretendo que constitua uma proposta pedagógica para o ensino de língua portuguesa para os anos iniciais.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1836454 - ANDREA DA SILVA PEREIRA
Interno(a) - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Externo(a) à Instituição - SILVANA PAULINA DE SOUZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 15/03/2024 15:43
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 29/04/2024 15:36