Banca de DEFESA: SERGIO ROGERIO OLIVEIRA DA SILVA

TIME: 10:00
LOCAL: Faculdade de Letras - UFAL
TITLE:

A CAMINHO DA ESCOLA: PRÁTICAS COM DIFERENTES LINGUAGENS EM TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

KEY WORDS:

Multiletramentos. Letramentos. Cultura. Escola. Caminho.

PAGES: 127
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
SUMMARY:

O trabalho apresentado tem como objetivo discutir a necessidade de trabalhar com a multimodalidade em sala de aula oportunizando aos estudantes realizarem práticas com diferentes linguagens. No caso em questão, esse trabalho se deu no 6º ano do ensino fundamental a partir das experiências encontradas no caminho que os estudantes fazem de casa até a escola em uma perspectiva de eles perceberem as diversas informações, linguísticas ou não, que existem durante esse caminho, como elas se apresentam e como eles as identificam. Trabalhar com várias linguagens justifica-se pela necessidade de estar em consonância com o mundo digital e semiótico da contemporaneidade na qual os estudantes estão imersos fora da escola e também por saber que eles têm letramentos extraescola que podem ser aproveitados e/ou aprimorados com trabalhos multimodais dentro da escola. Para isso, foi necessário também uma discussão sobre cultura e diversidade a fim de entender as diversidades que adentram às escolas: de culturas, de saberes, de crenças, de gostos, de aptidões. As pluralidades existentes na sociedade, como preconiza a BNCC, na tentativa de compreender o mundo e o entorno escolar, a fim de entender melhor as produções textuais dos estudantes. Apresentamos uma proposta de atividade que foi desenvolvida levando em consideração o local de moradia dos estudantes e o percurso que eles fazem até chegar à escola, tentando extrair o que eles percebem em seu meio e as informações implícitas e explícitas no caminho que possam ser transformadas em textos nas mais variadas semioses. Para isso, foram adotados como referências vários teóricos que discutem as temáticas relacionadas a multiletramento, cultura e educação, entre outros: Rojo & Moura (2012); Souza (2011); Moran & Bacich (2018); e Canclini (2008).

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 3284162 - ADNA DE ALMEIDA LOPES
Interno(a) - 338331 - ALDIR SANTOS DE PAULA
Interno(a) - 1653452 - ELIANA KEFALAS OLIVEIRA
Externo(a) ao Programa - 2346585 - YANA LISS SOARES GOMES - UFAL
Notícia cadastrada em: 19/03/2024 16:10
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 29/04/2024 18:20