Relação Entre Força de Atrito e Área de Contato: uma proposta
de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas
utilizando o Software Tracker.
Metodologias-ativas, Aprendizagem Baseada em Problemas,
Tracker, Protagonismo
Em boa parte das escolas do Ensino Médio, o ensino de Física
ainda mantém seu foco no ensino tradicional, com aulas
centradas no professor, unidirecional e sempre de cima para
baixo. Porém, diante dos avanços tecnológicos, do
desenvolvimento de novas teorias de aprendizagem e de
metodologias de aprendizagem no ensino de Física, esse
trabalho tem como objetivo quebrar a barreira do ensino
tradicional e a escola nova, trazendo como foco principal o
aprender fazendo, e tornar o aluno responsável por sua própria
aprendizagem, desenvolvendo o protagonismo e caráter
investigativo. Para esse fim, utilizaremos a teoria de John
Dewey em que o processo ensino-aprendizagem se centraliza
nas experiências vivenciadas. A teoria de Vygotsky traz
também, que a aprendizagem está ligada à relação
indivíduos/sociedade. Na metodologia será proposta uma
atividade que investiga a relação entre a força de atrito, a área
de contato de um objeto e a superfície que se apoia, baseando-
se em metodologias ativas, especificamente na Aprendizagem
Baseada em Problemas (ABProb) aliadas a recursos didáticos e
utilizando o software Tracker para análise de vídeos em forma
de produto educacional. É importante salientar que este produto
educacional terá caráter instrucional e será consultado por
outros professores para ser replicado em outras escolas. Os
resultados deste trabalho, analisados após aplicação na Escola
Técnica Ariano Vilar Suassuna, localizado na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, em uma turma do 1º
ano do Ensino Médio, ressaltam a independência do aluno na
construção de sua própria aprendizagem, mostrando-se crítico
e lidando com situações contraintuitivas no sentido
fenomenológico dos conceitos envolvendo a força de atrito e
sua relação com as superfícies de contato.