Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA CAROLINE ARAGÃO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANDREZZA CAROLINE ARAGÃO DA SILVA
DATA: 02/04/2019
LOCAL: UNIDADE EDUCACIONAL DE VIÇOSA

Desenvolvimento e eficácia de bioproduto contendo plasma equino obtido pela técnica de spray dryer.

Resumo do trabalho I:  O desenvolvimento de novos bioprodutos serão sempre o norte dos pesquisadores, pela melhoria e eficácia, minimizando quaisquer riscos e perdas para os seus futuros usuários. Não distante da realidade dos equinos que desde a neonatologia até a cura de infecções necessitam de medicamentos para as correções de desequilíbrios. Seria possível a criação de um bioproduto de partículas sólidas oriundos do Plasma Hiperimune? Foram manipulados 5 amostras ( Plasma, Spry Dryer Filtrado/Não filtrado e Liofilizado Filtrado/Não filtrado), utilizando 0,5 g de cada pó, diluindo em 15 ml de água osmose reversa seguindo por centrifugação refrigerada a  4.000 rpm/7min, utilizando o Chromafil® 0,20 µm para a filtragem das amostras e realizando o teste de turbidimetria. Obtivemos nos bioprodutos desenvolvidos nessa pesquisa uma qualidade e viabilidade de imunoglobulinas não antes mensurada.

Resumo do trabalho II: O desmame é uma etapa de desenvolvimento que traz para o animal a independência materna, mudança de manejo e alimentação, acarretando um déficit imunitário. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos fisiológicos após o uso do Plasma Hiperimune em potros na fase de desmame utilizando a dose de 1 mL/kg por via intravenosa, avaliando os parâmetros hematológicos e bioquímicos. Dez potros desmamados de Mangalarga Machador (MM) foram utilizados, sendo divididos em grupo controle (GC) e grupo de plasma (GP). Os resultados obtidos demonstram eficiência mínima de transferência imunitária para potros submetidos a infusão única de 1 mL/kg/IV de plasma hiperimune, utilizando um décimo da dose mínima preconizada.

PALAVRAS-CHAVE:

Equino, Mangalarga Marchador, Plasma Hiperimune.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Interno(a) - 1698460 - MARCIA KIKUYO NOTOMI
Externo(a) à Instituição - MURIEL PIMENTEL - CESMAC