Banca de DEFESA: MÁRIO FERNANDO VILELA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MÁRIO FERNANDO VILELA DE ALMEIDA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: UNIDADE EDUCACIONAL DE VIÇOSA

Efeito da suplementação de concentrado protéico nas medidas corporais, espessura muscular e de gordura em potros desmamados

Objetivou-se com este estudo, avaliar a influência da substituição de parte da fração concentrada da dieta por suplemento proteico contendo whey protein, glutamina e lisina sobre medidas corporais, massa corporal, espessura muscular e de gordura de potros da raça Mangalarga Marchador durante desmame. Utilizou-se dezoito potros da raça Mangalarga Marchador, divididos aleatoriamente em dois grupos na fase pós-desmame, com 9 animais fazendo parte de grupo controle Grupo Controle (GC) e outros 9 animais compondo o grupo que recebeu suplementação proteica (GW). O animais do GC receberam uma dieta de proporção volumoso/concentrado 50:50, considerando-se 4% do PV, composta por ração comercial base com 15% PB e feno de Cynodon sp. A dieta do GW foi composta pela mesma quantidade de feno do GC, 50% da quantidade de concentrado do GC e 150g de suplemento proteico contendo whey protein, glutamina e lisina. Durante o experimento foram realizadas cinco avaliações, iniciando no dia do desmame (dia 0) e seguindo 7, 14, 28 e 42 dias após seu início. Em cada um dos períodos foram avaliadas medidas corporais, massa corporal, e de espessura da camada de gordura e muscular. A diminuição da quantidade ofertada de concentrado comercial na dieta pela metade, com a adição do suplemento protéico contendo whey protein, glutamina e lisina, não acarretou perdas em ganho de peso e medidas lineares de potros da raça Mangalarga Marchador durante pós-desmame, além de promover ganhos em espessura muscular e diminuição de espessura de gordura quando comparados aos animais do grupo controle.

PALAVRAS-CHAVE:

Mangalarga Marchador. Cavalos jovens. Músculo Glúteo Superficial. Whey protein.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

Presidente - 1670912 - PIERRE BARNABE ESCODRO
Interno(a) - 1482631 - TOBYAS MAIA DE ALBUQUERQUE MARIZ