Banca de DEFESA: ADRYANO CAMPOS CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRYANO CAMPOS CARVALHO
DATA : 28/03/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Plataforma online (Google Meet)
TÍTULO:

Influência da ozonioterapia nos valores hematológicos, bioquímicos e no metabolismo oxidativo de cavalos atletas de vaquejada.


PALAVRAS-CHAVES:

Cavalo; Estresse oxidativo; Ozônio; Performance; Quarto de Milha


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A vaquejada é um esporte secular praticado tradicionalmente na região nordeste do Brasil e que representa um forte impacto na cultura e economia dessa região. Uma importante característica desse esporte é o desempenho em alta intensidade e curta duração, com uma exigência maior de esforço físico para a derrubada do boi. Assim, a exigência física desses animais tem sido cada vez maior, como também os desafios fisiológicos em manter uma homeostase e performance de alto rendimento. Nesse contexto, com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar e reduzir os riscos de lesões e queda de rendimento em decorrência da atividade física surgem as avaliações dos parâmetros hematológicos, bioquímicos e metabólicos oxidativos. A avaliação dos parâmetros hematológicos e bioquímicos proporcionam informações sobre o estado atlético do animal e auxiliam no direcionamento do treinamento. Nesse mesmo sentido a redução do estresse oxidativo é fundamental para que os cavalos possam manter um alto rendimento de atividade atlética. Diante do exposto, a ozonioterapia tem sido utilizada como adjuvante na recuperação de lesões causas pelo esporte como também no estímulo da capacidade antioxidante. Através de suas propriedades, a ozonioterapia promove pequenas reações oxidativas que funcionam como segundos mensageiros, sinalizando ao organismo a presença de um estresse oxidativo transitório estimulando a produção de compostos antioxidantes endógenos. Esses processos têm sido estudados como forma alternativa de contribuição no ganho de performance em cavalos atletas, porém ainda não se há estudos utilizando cavalos de vaquejada com esse objetivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO PALMEIRA SARMENTO
Presidente - 1670912 - PIERRE BARNABE ESCODRO
Interno - 1482631 - TOBYAS MAIA DE ALBUQUERQUE MARIZ
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 17:56
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 24/04/2024 05:49