Eventos integrados de ensino, pesquisa e inovação marcam a implantação da Ciência da Informação na UFAL

Aula magna, congresso, seminário, workshop e atividades culturais integram a programação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) realizará, nos dias 13 e 14 de junho de 2019, na cidade de Maceió, Alagoas, eventos integrados de ensino, pesquisa e inovação, que têm como tema central “As condições de produção de Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação no mundo contemporâneo”.

Além de atividades culturais, a programação integrada, destinada a discentes, docentes e pesquisadores de Ciência da Informação e áreas afins, é composta por três eventos acadêmico-científicos, a Aula Magna do PPGCI/UFAL, I Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação, Edição Nordeste (TOI NE), e o I Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação.

Os eventos contarão com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, dentre os quais, Alan Pedro da Silva – Professor do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI/UFAL),  Cecília Leite Oliveira – Diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Fábio Guedes Gomes – Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), Didier Álvarez Zapata – Professor da Universidad de Antioquia (UdeA), Colômbia, Francisco Carlos Paletta – Professor do PPGCI da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e Isa Maria Feire – Professora do PPGCI e Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Intelectuais (LTi), ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Parque bibliotecas y inclusión social

Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA)

Data: 13/06 Hora: 16h00 às 18h00 Local: Auditório da Biblioteca Central

Aula Magna

A Aula Magna do Programa será realizada no formato de mesa-redonda composta pela Diretora do IBICT, Dra. Cecília Leite Oliveira, e pelo Diretor Presidente da FAPEAL, Dr. Fábio Guedes Gomes, com a temática “O papel da tecnociência na sociedade contemporânea”.

Data: 13/06 Hora: 19h00 Local: Auditório da Reitoria

TOI Nordeste

O TOI NE é um desdobramento deste evento realizado na Universidade de São Paulo (USP), desde o ano de 2015, a partir da iniciativa do grupo de pesquisa Observatório do Mercado de Trabalho em Informação e Documentação (OMTID), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em  colaboração com o International Conference on Information Systems and Technology Management (CONTECSI).

De iniciativa do Núcleo de Estudos em Informação, Tecnologia e Inovação (NESITI/UFAL/CNPq), esta primeira edição do TOI NE faz parte das comemorações da implantação do PPGCI/UFAL e, além da mesa de abertura, será composto por uma palestra e duas conferências sobre a temática “Tecnologias e inovação social”.

- Palestra

O perfil do profissional Bibliotecário do futuro: onde estamos e para onde vamos?

Dr. Francisco Carlos Paletta (PPGCI/ECA/USP)

Data: 14/06 Hora: 16h00 Local: Local: Auditório da Reitoria

- Conferências - mesa-redonda

Palestra 1: Tecnologías y practicas innovadoras en los Parques Biblioteca

Prof. Didier Álvarez Zapata (EIB/UdeA)

Data: 14/06 Hora: 19h25 Local: Auditório da Reitoria

Palestra 2: Inteligência artificial no contexto social: aplicações e impactos

Dr. Alan Pedro da Silva (PPGI/UFAL)

Data: 14/06 Hora: 20h05 Local: Auditório da Reitoria

Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação

O I Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação é um evento interno, realizado anualmente, que tem como finalidade a apresentação das pesquisas em andamento no programa.

Na edição 2019, serão apresentadas onze comunicações orais de mestrandos em coautoria com seus respectivos orientadores, conforme Cronograma de Apresentação dos Trabalhos.

Data: 14/06 Hora: 10h00 às 12h00 e 14h00 às 16h00 Local: Sala 01 do PPGCI

Público alvo

A participação nos eventos é condicionada à realização de inscrição no site do evento. Além de inscrição gratuita, será oferecido certificado de participação.

Notícia cadastrada em: 13/06/2019 16:29
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 29/03/2024 08:26