Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIETE SOUSA DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIETE SOUSA DE ARAUJO
DATA : 10/08/2021
LOCAL: Virttual

Inovação e sustentabilidade nas bibliotecas universitárias de Alagoas

Biblioteca Universitária. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ciência da Informação.

O desenvolvimento sustentável é motivo de preocupação e debates a nível global compreendendo todas as esferas seja pública, privada, ongs, sociedades e cidadãos, todos intimados a assumirem o compromisso em repensar suas práticas de forma que contribua para a redução e o consumo de recursos naturais. Nesse contexto, estão as bibliotecas universitárias que necessitam inovar em seus serviços e produtos na perspectiva da sustentabilidade fortalecendo o seu papel como promotoras do desenvolvimento sustentável. A pesquisa tem como objetivo estudar as ações de sustentáveis desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias do estado de Alagoas.  A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva e qualitativa, os procedimentos metodológicos têm início com a pesquisa bibliográfica sobre os conceitos e marcos teóricos de sustentabilidade e objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) preconizados pela Agenda 2030, relacionando com as bibliotecas universitárias. O universo da pesquisa será definido através de consulta ao site e-mec, um sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil selecionando uma amostra intencional de duas universidades, dois centros universitários e duas faculdades e identificando suas respectivas bibliotecas.  Seguindo de observação completa dos links das bibliotecas investigadas, suas notícias, eventos e publicações das instituições ao qual estão vinculadas com o propósito de evidenciar ações correspondentes e sinalizar de qual dos ODS se aproxima conforme análise. Acredita-se que com essas etapas irá refutar ou confirmar o pressuposto da pesquisa ao considerar incipiente as práticas de inovação e sustentabilidade nas bibliotecas universitárias no estado de Alagoas por ser um tema relativamente novo no Brasil.

Presidente - 1554182 - NELMA CAMELO DE ARAUJO
Interno - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Interna - 1266460 - ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA
Externa à Instituição - ROSANE S. ALVARES LUNARDELLI - UEL