Banca de DEFESA: JOUBER DE LIMA LESSA

DISCENTE : JOUBER DE LIMA LESSA
DATA : 04/08/2022
LOCAL: Web conferencia

Gestão da informação: modelo para o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional em universidades

Informação. Estratégia. Gestão da Informação. Planejamento Estratégico.

As mudanças conjunturais ocorridas no século XX resultaram em um novo paradigma político, social e tecnológico, cenário em que a evolução da Gestão da Informação no âmbito da Ciência da Informação, do planejamento estratégico e dos sistemas e tecnologias da informação surgem como insumos potenciais de transformação na sociedade contemporânea, ressaltando a importância destes para construção de novos estudos, pesquisas e colaborando para o alcance dos objetivos institucionais nas organizações, em especial nas Universidades Públicas Federais. Em se tratando das Universidades, gerir informações auxilia na elaboração do planejamento estratégico, assim como pode contribuir para realizar a etapa de monitoramento dos objetivos estratégicos, os quais são essências para o cumprimento da missão institucional junto a sociedade. É neste cenário que a pesquisa se desenvolve, tendo como objetivo analisar como a gestão da informação pode contribuir para o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional na Universidade Federal de Alagoas. A metodologia utilizada classifica-se como pesquisa aplicada, visto que tem foco na realidade prática e objetiva que é a Universidade pública. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e segundo a abordagem do problema, caracteriza-se como qualitativa. Foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a consulta de documentos institucionais e a realização de entrevistas através de questionário semiestruturado, o que classifica também a pesquisa como documental e bibliográfica. A análise de conteúdo será utilizada como método de análise dos dados. Espera-se que o estudo possa contribuir para o aprimoramento dos processos institucionais, assim como o aperfeiçoamento do gerenciamento das informações na Universidade, permitindo que o conhecimento gerado possibilite a realização do monitoramento dos planos e projetos institucionais, subsidiando servidores e gestores na tomada de decisão eficiente no desempenho de suas competências, proporcionando a sociedade acompanhar os resultados institucionais, atuando de forma proativa no controle social.

Presidente - 1916802 - ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno - 2366164 - MARCOS APARECIDO RODRIGUES DO PRADO
Externo à Instituição - LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA - UFU