Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCEL FELIPE FERREIRA DE CASTRO

DISCENTE : MARCEL FELIPE FERREIRA DE CASTRO
DATA : 26/09/2022
LOCAL: Web conferência

Gestão da informação nas dispensas de licitações: análise nas universidades públicas do Estado de Alagoas no período da pandemia da Covid-19

Acesso à informação. Dispensa de licitação. Gestão da Informação. Universidade Estadual de Alagoas. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Universidade Federal de Alagoas.

A gestão da informação é condição essencial para promoção da eficiência, da eficácia e da qualidade na Administração Pública. Ocorre que esse processo gerencial contempla uma série de elementos, tais como pessoas, conteúdos, tecnologias e processos que compõem a dinâmica do bom funcionamento das organizações, principalmente, no atendimento às exigências legais. Nessa perspectiva, esta pesquisa visa analisar a gestão da informação nas dispensas de licitações, no período da pandemia da Covid-19, nas universidades públicas do Estado do Alagoas. Para tanto, busca, especificamente, identificar os atores presentes nas dispensas de licitação nas universidades; mapear os dispositivos normativos adotados nas dispensas de licitação nas universidades; caracterizar as ações de transparência da informação no escopo das dispensas de licitação utilizados nas universidades; e verificar a acessibilidade da informação nos canais institucionais, tomando como base modelos de gestão da informação. Procedimentalmente, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva, operacionalizada via estudo de casos múltiplos, compreendendo a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em relação à abordagem da pesquisa, será adotada a modalidade mista que contempla dados quantitativos e qualitativos. Serão levantados os documentos eletrônicos que apresentam as condições de dispensa de licitações, bem como o funcionamento dos sistemas de gestão de informação das referidas universidades, considerando os elementos, os processos e os fluxos envolvidos. Os dados analisados na pesquisa serão provenientes de duas principais fontes bibliográficas e documentais, respectivamente, material já publicado e constituído, principalmente, por livros e artigos científicos; e sítios eletrônicos oficiais das universidades públicas do Estado de Alagoas e sítio eletrônico do Planalto Brasileiro com análise das legislações. Os achados científicos serão organizados em quadros, gráficos e esquemas para facilitar a compreensão. Após a coleta e a sistematização dos dados, será realizada uma análise para sintetizar os resultados, com base nos referenciais teóricos adotados, e, assim, responder ao problema da pesquisa. Em seguida, será apresentada uma discussão dos resultados da pesquisa que foram encontrados ao longo do estudo para explicar os entendimentos sobre a temática investigada, especialmente, sobre as contribuições da gestão da informação no atendimento às condições de dispensa de licitações. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com a compreensão da gestão da informação, neste domínio organizacional, especialmente, nos cenários locais (Alagoas) e regional (Nordeste), notadamente, no contexto das dispensas de licitações em instituições públicas.

Presidente - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interna - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Interno - 1528116 - MARCOS AURELIO GOMES
Externa à Instituição - ALZIRA KARLA ARAÚJO DA SILVA - UFPB