CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE EXTENSÃO, INTITULADO LIBRAS: SAÚDE NAS MÃOS, AOS ESTUDANTES DOS CURSOS SUPERIORES DE ENFERMAGEM E MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, CAMPUS ARAPIRACA
Atendimento em saúde. Libras. Pessoa surda. Profissionais de saúde.
Surdez.
A presente pesquisa trata das discussões e reflexões acerca das diferenças linguísticas e
socioculturais e da ampliação da visão socioantropológica da surdez e do sujeito surdo a partir
de um curso de extensão promovido aos estudantes na formação inicial na área da saúde. Esta
pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades do curso de extensão Libras: saúde
nas mãos para os estudantes dos cursos superiores de enfermagem e medicina da
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. O curso foi mediado pelo uso das
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que teve o processo de ensino e
aprendizagem no contexto de encontros síncronos e atividades assíncronas. A metodologia foi
de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, dividida em três etapas: (i) mapeamento
inicial, utilizando como fontes de dados um levantamento nos Projetos Pedagógicos dos
Cursos da área da saúde e entrevista semiestruturada individual; (ii) intervenção por meio do
planejamento e do desenvolvimento de um curso pautado no ensino da Libras e nos aspectos
da pessoa surda, registrando as interações por meio de anotações em diário de campo,
observação participante e registros audiovisuais; e (iii) avaliação do curso em questão, com
entrevista com grupo focal. Para a análise de dados foi adotada a metodologia da análise de
conteúdo e teve como base as seguintes categorias: aspectos metodológicos do curso,
concepção de surdez e cultura surda, e prática profissional em saúde. Os resultados
encontrados apontam que o curso de extensão contribuiu de forma significativa para a
formação dos estudantes de enfermagem e medicina ao voltar-se a discussão social do sujeito
surdo. Os dados demonstraram que os aspectos metodológicos utilizados e as discussões
proporcionadas permitiram um cenário favorável para o desenvolvimento da aprendizagem
dos participantes possibilitando melhoria na futura prática profissional e no atendimento em
saúde do surdo. Além de trazer subsídios para a importância do uso de tecnologias leves no
trabalho em saúde. Esta pesquisa se propõe a servir de aporte teórico para futuros estudos,
contudo ressalta-se a importância de mais pesquisas, afim de favorecer novas reflexões e
discussões enriquecendo assim a literatura com a temática apresentada.