O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA FRENTE AO CIBERBULLYING
O advento das tecnologias juntamente com a internet, trouxeram inúmeros avanços para a
sociedade, possibilitando flexibilidade de comunicação e de acesso à informação. No entanto,
o uso mal-intencionado pode acarretar problemas sociais, sendo esse o caso do ciberbullying.
O ciberbullying é caracterizado como agressões que são cometidas virtualmente, com a
intenção de oprimir, humilhar e depreciar a vítima. As violências irão partir de uma pessoa ou
um grupo de pessoas que geralmente utilizarão as redes sociais, mensagens de texto, fotos e
vídeos, ameaçando e/ou expondo as vítimas em situações embaraçosas. Partindo do pressuposto
de que o ciberbullying é decorrente do bullying que acontece nos espaços escolares, essa
pesquisa questiona como tem se dado o papel social das escolas diante da violência virtual, ou
seja, diante do ciberbullying. Nesse sentido, o universo da pesquisa é constituído de 4 gestores
de escolas, tanto da rede pública quanto da privada, no munícipio de Rio Largo, a fim de
averiguar qual o papel social que a escola vem assumindo frente ao ciberbullying. O estudo é
de natureza qualitativa e se enquadra na pesquisa exploratória. O instrumento de coleta de dados
que foi utilizado nesse estudo foi a entrevista. Posterior a coleta de dados, os resultados
analisados indicaram que as escolas estão realizando a sua função enquanto entidade social,
combatendo o ciberbullying dentro de suas limitações.
Ciberbullying. Bullying. Escola. Papel Social.