CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino Baseado em Jogos, Qualidade
Anualmente, existem pesquisas que trazem levantamentos de dados acerca do consumo e indústria dos jogos digitais, no Brasil e no mundo, mostrando sua tamanha inserção na sociedade e cultura, e inclusive, em como eles estão crescendo exponencialmente com o passar do tempo. Pesquisas informam, em 1984 foi quando houve uma inversão na indústria do entretenimento pela primeira vez, na qual o faturamento dos jogos digitais superou o do cinema. Um setor que pode implementar jogos digitais em seu contexto e utilizar de seus benefícios em prol do aprendizado, do desenvolvimento cognitivo e de habilidades, entre outros, é o da Educação. Especialmente ao refletir sobre a atual conjuntura em que as crianças e os adolescentes estão inseridos, os jogos digitais podem ser um caminho diferente para os professores seguirem, preparando-os para uma aprendizagem mais ativa, na qual os estudantes são capazes de construir conhecimentos, e desenvolver habilidades, em vez de apenas decorarem informações acumuladas. Entretanto, cabe aqui a ressalva de que apenas adequar os jogos digitais à lógica do ensino formal pode transformar uma experiência interessante e motivadora em uma atividade frustrante, principalmente se os estudantes estiverem familiarizados com os jogos fora do ambiente escolar, pois estes lhes garantem autonomia e protagonismo