FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O MANEJO DE UM TIPO DE COMUNICAÇÃOALTERNATIVA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ
Formação de Professores; Comunicação Aumentativa Alternativa; Transtorno do Espectro Autista; Vídeo-instrução.
As Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem dificuldades na comunicação, por seus prejuízos na comunicação expressiva e receptiva, e, por essa razão, muitos utilizam a estratégias de comunicação suplementar e/ou alternativa, com intervenções educacionais que visam o ensino de comunicação relevante para que a pessoa com TEA adquira habilidades funcionais, controle e participação em seu mundo social. O aumento de matrículas nas redes de ensino em âmbito nacional de pessoas com TEA tem aumentado significativamente, em contrapartida é exíguo o quantitativo de professores que possuam conhecimento em Análise do Comportamento, Comunicação Alternativa e o seu manejo, sendo essa um tipo de Tecnologia Assistiva que é compreendida como um agrupamento de métodos e técnicas que possibilitam a comunicação, complementando ou substituindo a linguagem oral comprometida ou ausente. O objetivo deste trabalho é verificar se um treino formativo para professores será eficaz para a aprendizagem de habilidades para manejo de duas fases do PECS-Adaptado, para tal propósito, dois estudos irão compor esse trabalho. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre os tipos de metodologias utilizadas para o ensino de Comunicação Alternativa. Foram encontrados treze (13) estudos entre os quais se verificou utilização de procedimentos de ensino com o uso de treinamento em sala de aula, role-play, vídeos, modelagem, feedback, entre outros. O segundo estudo está em andamento e consiste na produção de um programa de ensino online para professores baseado em vídeo-instrução.