AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE AUDIODESCRIÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICO
audiodescrição, tecnologia assistiva, educação, deficiência visual, critérios de qualidade.
O presente estudo aborda a relevância da audiodescrição como uma tecnologia assistiva que busca transformar elementos visuais em informações sonoras ou textuais, tornando possível o acesso e a compreensão de pessoas com deficiência visual. No entanto, a aplicabilidade específica da audiodescrição em contexto educacional ainda carece de maior conhecimento, especialmente no que diz respeito à ausência de manuais específicos para a audiodescrição de livros didáticos. A falta de critérios estabelecidos dificulta o uso da audiodescrição em contextos acadêmicos, comprometendo a igualdade de acesso ao conteúdo. Com base em uma Revisão Sistemática da Literatura, este estudo propõe a definição de critérios de qualidade para a audiodescrição e a elaboração de um método geral para a sua aplicação em materiais didáticos. Esses critérios serão embasados na Universal Design for Learning (UDL), a fim de garantir que a audiodescrição seja eficaz na transmissão de informações visuais e na promoção da inclusão de pessoas com deficiência visual. O artigo apresenta duas partes distintas: a primeira consiste em uma revisão dos procedimentos para criar audiodescrição, e a segunda parte foca na elaboração de um método geral para a audiodescrição de materiais didáticos.