ESTIMATIVA NUMÉRICA DA PRESSÃO DE IMPACTO NA INTERAÇÃO ESTRUTURA-SOLO
UTILIZANDO O MÉTODO DO PONTO DE MATERIAL
pressão de impacto; interação solo-estrutura; simulação numérica; dinâmica
computacional; método dos pontos materiais.
Diversas são as estruturas que se encontram sob o risco de impacto com fenômenos naturais
como deslizamentos, avalanches e escorregamentos submarinos. Na indústria de óleo e gás,
por exemplo, esse risco traz consequências à avaliação do posicionamento de linhas de dutos,
que, se rompidas, levariam a graves prejuízos econômicos e socioambientais. Assim, faz-se
necessário o estudo do impacto desses fenômicos nas estruturas, bem como dos parâmetros
de resistência associados a esses eventos, entre os quais destaca-se a pressão de impacto.
Entretanto, essa medida é de difícil obtenção na prática, visto que estudos experimentais
com centrífuga são de difícil execução e a medição em campo é, muitas vezes, inviável. Além
disso, a utilização de soluções analíticas se torna excessivamente restritiva pela presença
de não linearidades físicas e geométricas. Assim, as simulações numéricas, por partirem
de princípios físicos básicos e não terem as mesmas limitações de aparato e espaço físico
que os experimentos, apresentam-se como uma alternativa viável, principalmente com o
crescimento cada vez maior da capacidade de processamento dos computadores atuais.
Entre os métodos numéricos, o método dos pontos materiais (MPM) se destaca, uma vez
que apresenta a capacidade de simular problemas com grandes deformações e grandes
deslocamentos, características que podem estar presentes em problemas de impacto. Para
utilização do MPM neste estudo, é feita uma investigação do procedimento numérico de
cálculo da pressão de impacto, uma vez que, apesar de ser utilizado por muitos autores,
não se encontra explicitado na literatura do método. Nessa investigação, são analisadas as
limitações das soluções abordadas, bem como são feitas propostas alternativas para o cálculo
desse parâmetro. As análises são feitas no contexto da simulação de problemas clássicos,
como o estudo de penetração de cone (T-bar) e impacto de escorregamentos submarinos na
infraestrutura submarina mediante modelos sintéticos.