REDUÇÃO DE DANOS: o conhecimento dos estudantes de Enfermagem e Medicina
Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) teve como objetivo principal levantar o conhecimento sobre a estratégia de Redução de Danos (RD) entre estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina de uma universidade pública em Maceió. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com uma amostra de 28 estudantes dos cursos de Enfermagem do 8° período, com 16 participantes e Medicina do 11º período com 12 participantes, em 2019. Foram realizados dois grupos focais com a participação de um moderador, observador e dos estudantes, empregando-se um roteiro com sete questões norteadoras. As falas foram gravadas, transcritas e os conteúdos textuais foram processados no software IRAMUTEQ. Foram geradas 6 classes após a análise: classe 1: Política de álcool e outras drogas; classe 2: Aprendizagem sobre o tema; classe 3: Abordagem do tema no curso, classe 4 denominada: Estratégia de redução de danos; classe 5: A compreensão do conceito de redução de danos e classe 6: Discussão do tema redução de danos durante a graduação. Observou-se que os pesquisados detêm conhecimentos sobre Redução de Danos, necessitando de reforço na discussão do tema na graduação. A partir destes resultados será escolhido como produto educacional a realização de um webinário sobre Redução de danos, onde será discutido e compartilhado conhecimento sobre conceito, história, perspectivas, atualidades e práticas no ensino nas instituições de ensino superior (IES). Espera-se que o webinário possa servir para atualizações a respeito da temática e como fonte de pesquisa.
Redução de danos. Alcoolismo. Recursos tecnológicos educacionais.