ACOLHIMENTO À FAMILIA: TEORIA E PRÁTICA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
Acolhimento; Enfermagem; Família; Política Nacional de Humanização; Sistema Único de Saúde.
A criação do Sistema Único de Saúde determina um novo modelo de atenção à Saúde, cujo eixo de organização é a integralidade. Assim, com o objetivo de rediscutir e transformar as práticas sanitárias, o Ministério da Saúde lança a Política Nacional de Humanização, apresentando o acolhimento à família como diretriz operacional para mudança do processo de trabalho. A universidade como instrumento de transformação social e pensamento crítico e reflexivo tem o papel de fomentar novas práticas sanitárias, tendo como referência as necessidades de saúde da população e as políticas governamentais. Objetivo: analisar o ensino do acolhimento à família durante a graduação de enfermagem em uma universidade federal do Nordeste brasileiro. Método: trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo com abordagem qualitativa que utilizou o grupo focal como método de coleta de dados e a análise do discurso segundo Bardin para a análise dos dados. Resultados: participaram do estudo 62,5% das concluintes do curso de graduação em enfermagem. Todas do sexo feminino. 60% das estudantes afirmam que o conteúdo sobre acolhimento à família não é visto sim durante o curso de graduação. A escuta qualificada é citada como inerente e essencial ao acolhimento. Para as participantes do estudo, o acolhimento é mais factível na atenção básica. Considerações finais: As graduandas possuem conhecimento sobre acolhimento. O tema é sim abordado durante a graduação, porém sem aprofundamento teórico. A disciplina que mais trata o assunto no curso é saúde mental. Conclui-se ainda que o desenvolvimento de ações de acolhimento, segundo as graduandas, é mais fácil na atenção primária que na rede hospitalar.