Interprofissional. Educação Interprofissional. Trabalho em equipe. Formação
Interprofissional. Educação Interprofissional. Trabalho em equipe.
Formação.
O presente estudo compõe Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) do
Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MEPS) da Faculdade de Medicina da
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é constituído, por um artigo científico e um
produto educacional, ambos decorrente da seguinte pesquisa “Interprofissionalidade na
formação: A percepção dos discentes da saúde em uma Unidade de Acidente Vascular
Cerebral”. A Interprofissionalidade foi abordada a partir do conhecimento dos
discentes da saúde. Estudo exploratório de abordagem qualitativa que utilizou em seu
percurso metodológico a técnica de grupo focal para coleta de dados. Participaram desta
pesquisa 11 discentes que estagiaram na Unidade de Acidente Vascular Cerebral(U-
AVC) de Faculdades distintas públicas e privadas. Foi realizado um grupo focal no mês
de outubro, as gravações de áudio foram transcritas na íntegra e submetida a análise de
conteúdo de Bardin que possibilitou produzir seis categorias: 1) Concepção dos
discentes sobre interprofissionalidade; 2) Práticas interprofissionais na U-AVC; 3)
Educação Interprofissional na U-AVC; 4) Fatores que facilitam/possibilitam o exercício
da interprofissionalidade desde a formação; 5) Fatores que dificultam a
interprofissionalidade na U-AVC e durante a formação acadêmica dos discentes da
saúde; 6) Sugestões para melhoria das práticas interprofissionais dentro da U-AVC. Os
resultados apontam para uma fragilidade conceitual sobre interprofissionalidade e
identifica algumas barreiras para sua implementação. Diante do exposto foi produzido
um vídeo educacional: “Caminhos para Interprofissionalidade”. Espera-se que o vídeo
possa ser utilizado como ferramenta nos espaços de educação permanente em saúde. Do
mesmo modo que esta pesquisa possa contribuir para ratificar a importância da
Interprofissionalidade nos serviços de saúde e para formação em saúde.