FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
DOCENTE DOS PROFESSORES DE UMA FACULDADE DE MEDICINA
Formação pedagógica, identidade docente, docente de medicina e
educação médica.
Objetivo: Analisar o processo de formação pedagógica e de construção da identidade docente
dos professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Métodos:
Trata-se de um estudo Exploratório descritivo, com delineamento transversal e abordagem
quanti-qualitativa, realizado nas dependências da Faculdade de Medicina-FAMED da
Universidade Federal de Alagoas, tendo como participantes todos os docentes médicos da
FAMED. Utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturadas, como instrumento de coleta de
dados, realizada com 15 docentes, após análise e aplicação dos critérios de inclusão e
exclusão. Para a etapa de análise das falas, foi utilizada a análise de conteúdo como a proposta
por Bardin. Resultados: Foram identificadas as seguintes categorias de análise: formação
docente e prática docente, além das subcategorias: educação formal, experiência docente,
ensinar e learn by doing. Conclusão: a maioria dos docentes tem formação na área
pedagógica. Contudo, no caso de muitos docentes, foi adquirida no decorrer da carreira e a
identidade docente se construiu à medida que foram ganhando experiência, aperfeiçoando a
prática docente. No entanto, é necessário incentivar e adequar a capacitação permanente na
área de educação, à realidade do docente médico que, além da docência, exerce a profissão
médica, bem como criar mecanismos para exigir a participação desses professores.