PPGES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO NA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA Teléfono/Ramal: (82) 99951-6773

Banca de DEFESA: GILNISON RAMOS DA SILVA

DISCENTE : GILNISON RAMOS DA SILVA
DATA : 23/09/2021
LOCAL: Banca realizada por parecer escrito

CONFINAMENTO DOMICILIAR, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Qualidade de vida. Estudantes. Curso de Psicologia. Pandemia. Isolamento social.

A COVID-19 é uma doença contagiosa, de proporções ainda imensuráveis, provocada pelo SARS-CoV-2 (novo coronavírus). Diante desse cenário, vivemos um grande desafio, para o qual ainda não temos todas as respostas. Este estudo objetivou identificar a influência da pandemia na qualidade de vida e sua relação com a permanência dos (as) estudantes matriculados (as) no curso de Psicologia do campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com dados obtidos através da aplicação do instrumento de escala do tipo Likert, acrescido de inventário situacional, sociodemográfico e avaliação de qualidade de vida, através da ferramenta WHOQOL-bref. A partir dos resultados foi possível refletir e dialogar sobre práticas de cuidado e novos procedimentos para o funcionamento das aulas, aprendizagem e componentes administrativos, adotando a virtualidade em substituição ao atendimento presencial. Os resultados sugerem que a o contexto pandêmico pode ser considerado um determinante que afeta diferentes dimensões da vida dos (as) estudantes e que, diante de tais mudanças, as transformações digitais passarão a protagonizar a vida dentro e fora das universidades.

Presidente - 2120865 - ANTONIO CARLOS SILVA COSTA
Interna - 1121127 - MARIA DE LOURDES FONSECA VIEIRA
Externo à Instituição - MARLECIO M S CUNHA
Notícia cadastrada em: 13/09/2021 11:37