CONFINAMENTO DOMICILIAR, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
A COVID-19 é uma doença contagiosa, de proporções ainda imensuráveis, provocada pelo SARS-CoV-2 (novo coronavírus). Diante desse cenário, vivemos um grande desafio, para o qual ainda não temos todas as respostas. Este estudo objetivou identificar a influência da pandemia na qualidade de vida e sua relação com a permanência dos (as) estudantes matriculados (as) no curso de Psicologia do campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com dados obtidos através da aplicação do instrumento de escala do tipo Likert, acrescido de inventário situacional, sociodemográfico e avaliação de qualidade de vida, através da ferramenta WHOQOL-bref. A partir dos resultados foi possível refletir e dialogar sobre práticas de cuidado e novos procedimentos para o funcionamento das aulas, aprendizagem e componentes administrativos, adotando a virtualidade em substituição ao atendimento presencial. Os resultados sugerem que a o contexto pandêmico pode ser considerado um determinante que afeta diferentes dimensões da vida dos (as) estudantes e que, diante de tais mudanças, as transformações digitais passarão a protagonizar a vida dentro e fora das universidades.