PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO FACULDADE DE NUTRIÇÃO Teléfono/Ramal: 3214-1158-

Banca de DEFESA: TAUANE ALVES DUTRA

DISCENTE : TAUANE ALVES DUTRA
DATA : 27/02/2024
LOCAL: Mine auditório Úlpio de Miranda, Fanut

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE TOTAL DA DIETA DE GESTANTES ASSISTIDAS EM REDE PÚBLICA DE SAÚDE E SUA RELAÇÃO COM DESFECHOS MATERNOS E NEONATAIS

Consumo alimentar; Antioxidantes; Complicações na Gravidez; Ganho de Peso na Gestação; Baixo Peso ao Nascer; Recém- Nascido Prematuro.

O objetivo deste estudo foi investigar o grau de associação entre a capacidade antioxidante total da dieta (CATd) de gestantes e os desfechos materno-fetais. Estudo transversal, realizado entre os anos de 2013/2014, com gestantes atendidas na rede pública do município. Foram incluídas gestantes de feto único que residiam em Maceió e eram atendidas na rede pública de saúde; e excluídas aquelas que eram portadoras de alterações físicas que pudessem distorcer a avaliação antropométrica e/ou de problemas neurológicos. Foram coletados os dados socioeconômicos, demográficos, clínicos, antropométricos, dietéticos e dos desfechos materno-fetais, esses últimos coletados após o parto. Para cálculo e determinação da CATd, foram analisados: a capacidade redutora férrica do plasma (FRAP) e a capacidade de absorção de radicais de oxigênio (ORAC), incluindo o ORAC-total e fenólicos totais (TP). Os testes estatísticos χ2 de Pearson e χ2 exato de Fisher foram realizados para determinar diferenças nos desfechos maternos e neonatais em tercis (T1, T2 e T3) da CATd ajustada para energia através do método residual, adotando-se significância de p<0,05. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas sob CAAE no 18807113.3.0000.5013. No modelo ajustado, permaneceram com significância o maior risco de obesidade gestacional no T1 de FRAP e a maior ocorrência de parto vaginal no T2 de FRAP; o maior risco de sobrepeso gestacional, prematuridade, menos nascimento a termo e adequado para idade gestacional (AIG) no T1 de TP e maior probabilidade de nascimento a termo no T2 de TP; maior chance de hipertensão arterial, baixo peso ao nascer (BPN), recém-nascido pequeno para idade gestacional (PIG), grande para idade gestacional (GIG) e menos AIG no T1 de ORAC-total, menos risco de prematuro e mais de a termo no T2 de ORAC-total e maior possibilidade de baixo peso gestacional no T3 de ORAC- total. Os alimentos que mais contribuíram para o consumo de FRAP nesta população foram café (com e sem leite), frutas e sucos de frutas (goiaba, laranja e maçã) e cuscuz. Enquanto o consumo de TP teve como maiores influências o cuscuz, frutas e sucos de frutas (goiaba e maçã), chocolate e sopas (de feijão e de legumes). O ORAC-total, por sua vez, teve como alimentos mais atuantes as frutas e sucos de frutas (manga, goiaba, maçã e laranja), cereais (arroz e cuscuz) e sopas (de feijão e de legumes). Por fim, as gestantes que estavam no tercil mais baixo de CATd apresentaram maior risco de desfechos materno-fetais negativos, ao contrário dos tercis mais elevados. Isso traz indícios de que o consumo dietético de antioxidantes totais pode ter efeitos benéficos na saúde materno-fetal e ser utilizado na prática clínica de forma preventiva a tais desfechos.

Presidente - 1851685 - ALANE CABRAL MENEZES DE OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - RAPHAELA COSTA FERREIRA LEMOS - Tiradentes
Interno(a) - 1120995 - SANDRA MARY LIMA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 15/02/2024 08:58