Banca de DEFESA: MARTA ANGELO DOS SANTOS

DISCENTE : MARTA ANGELO DOS SANTOS
DATA : 28/02/2023
LOCAL: Sala de reuniões do IQB

Avaliação da atividade coagulante do extrato das sementes da Chia (Salvia Hispânica L.) no leite bovino

coagulação; extrato vegetal; caseína

É possível observar o aumento na produção e consumo de queijos em todo o mundo, advindo do crescimento populacional. No entanto, devido a fatores como disponibilidade limitada da matéria bruta, o custo elevado do coalho, dieta vegetariana, alimentos geneticamente modificados e questões religiosas, houve a necessidade de pesquisas que identifique novas fontes de matérias destinadas à produção de queijo, em diversas regiões do planeta. Como alternativa inovadora, proteases de origem vegetal vem ganhando destaque no processo de coagulação de leite. A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea que pertence à família Lamiaceae. Suas sementes são fontes naturais de ácidos graxos, ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes importantes, como os antioxidantes. Nesse contexto, este trabalho objetivou a aquisição de enzimas proteolíticas, com a capacidade de promoverem a coagulação do leite bovino a partir de uma preparação proteica obtida das sementes da Salvia hispanica L. Para tanto foram preparados extratos das sementes de Salvia hispanica L. em tampão Tris-HCl, 50 mM pH 8,0. Posteriormente, foi avaliado efeito da concentração do extrato bruto na hidrólise do substrato azocaseína, A enzima apresentou temperatura ótima de 70 °C e pH ótimo de 4, e teve sua atividade melhorada na presença dos ions Ca2+, Mg2+ e K+ . O teste de inibição enzimática indicou a presença de cisteína e serina proteases. A amostra exibiu uma elevada atividade coagulante do leite 66,67 UAC/mL, e essa atividade foi mais eficiente a temperatura de 50ºC. Através do teste de coagulação do leite com o EB das sementes da Salvia hispanica L. foi possível a obtenção de um novo coagulante de leite.

Externo(a) à Instituição - CLAUDIO WILIAN VICTOR DOS SANTOS - F.M.Nassau
Presidente - 2089586 - FRANCIS SOARES GOMES
Interno(a) - 1811274 - HUGO JUAREZ VIEIRA PEREIRA
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 08:15