Banca de QUALIFICAÇÃO: ELEINE BATINGA RODRIGUES TORRES

DISCENTE : ELEINE BATINGA RODRIGUES TORRES
DATA : 31/03/2023
LOCAL: SALA "B" DO IQB

Abordagem Química da Aplicação dos Conhecimentos em Ciências Forenses na Sociedade: Você quer ser um CSI?

Ciência forense; Ensino de Química; Impressão digital; MEV; Revelador.

A ciência forense abrange diferentes áreas de conhecimento, dentre elas, destacamos e abordaremos, especificamente a química. O crescente interesse pela ciência forense deve-se a séries televisivas que exploram as etapas do processo investigativo através do trabalho de peritos criminais que utilizam ferramentas e demonstram a realização de análises que colaboram para elucidação de crimes. Com o estado de pandemia nos últimos anos observou-se que o processo ensino -aprendizagem foi bastante afetado visto que, o fechamento de unidades educacionais e, consequentemente, a suspenção de todas as atividades escolares, dificultam o acesso à universidade para estudantes dos anos finais do ensino médio. É comum o debate acadêmico acerca de abordagens metodológicas que contribuam para o ensino aprendizagem de química, sendo assim, é viável explorar a curiosidade em torno da ciência forense para apresentar esses estudantes ao cotidiano acadêmico por meio da pesquisa científica, demonstrando na prática as etapas de desenvolvimento de materiais que podem trazer benefícios para sociedade relacionando a conteúdos, previamente, discutidos nas aulas de química, proporcionando o acesso a diferentes técnicas de análise e equipamentos modernos que não são de fácil acesso como o microscópio eletrônico de varredura (MEV). Além de conhecer a funcionalidade deste, através do MEV os estudantes podem visualizar as minúcias do trabalho realizado. Este trabalho tem buscado desenvolver um revelador de impressões digitais latentes alternativo aos reveladores comerciais existentes, utilizando-os também em aulas experimentais de química da educação básica de ensino. Os pós selecionados passaram por processo de padronização e posterior caracterização, após as análises ficou constatado o potencial desses materiais como reveladores nas diferentes superfícies testadas. Após está primeira etapa, realizou-se uma exposição para alunos do ensino médio da rede pública de ensino de Alagoas com a execução de experimentos de revelação de impressões digitais latentes. Nesse momento de interação com os estudantes foi exposta uma situação problema do cotidiano, através da qual discutiu-se as interações químicas que ocorrem no processo de revelação de impressões digitais, relacionando teoria e prática. Dessa forma, além de produzir material revelador de baixo custo e toxidade também será possível contribuir com o processo de ensino aprendizagem de química utilizando a pesquisa, experimentação e a ciência forense como abordagem metodológica.

Presidente - 1543737 - ADRIANA SANTOS RIBEIRO
Externo(a) à Instituição - FRED AUGUSTO RIBEIRO NOGUEIRA
Interno(a) - 1006306 - JADRIANE DE ALMEIDA XAVIER
Externo(a) à Instituição - JOHNNATAN DUARTE DE FREITAS