Banca de DEFESA: ELLEN DOS SANTOS SILVA BARROS

DISCENTE : ELLEN DOS SANTOS SILVA BARROS
DATA : 04/08/2023

Avaliação da influência da contaminação ambiental da Laguna Mundaú (Maceió, AL): determinação de antimônio e mercúrio em amostras ambientais e biológicas.

Contaminação ambiental; Laguna Mundaú; antimônio; mércurio, especiação, amostras biológicas.

A Laguna Mundaú (Maceió - AL) está inserida no complexo estuarino lagunar Mundaú- Manguaba (CELMM) e é considerado um ambiente de relevância socioeconômica devido à pesca do bivalve local, o sururu (Mytella charruana). Nesse cenário, os elementos com elevados potenciais toxicológicos, como mercúrio e antimônio, estão relacionados ao processo de degradação ambiental e podem ocasionar diversos danos à saúde. Assim, o presente trabalho determinou as concentrações de Hg e Sb em matrizes ambientais e biológicas derivadas da Laguna Mundaú. Para determinação do Hg nas diferentes matrizes foi empregue a espectrometria de fluorescência atômica de vapor frio (CV AFS), enquanto a espectrometria de fluorescência atômica com
geração de hidreto (HG AFS) e a espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GF AAS) foram utilizadas para especiação redox do Sb em água estuarina e a determinação do SbTOTAL nas demais amostras, respectivamente. Os dados preliminares para 11 pontos de amostras de água mostram que a concentração média de HgTOTAL e HgINO, respectivamente, foram: amostragem 1 (1,97 e 0,37 g L-1), amostragem 2 (2,31 e 0,42 g L-1), amostragem 3 (0,63 e 0,07 g L-1), amostragem 4 (concentrações abaixo do limite de detecção) e amostragem 5 (0,03 e 0,01 g L-1). De acordo com o CONAMA 430/2005, as  concentrações médias de Hg encontram-se acima do permitido, exceto na amostragem 4 e 5 que foi antecedida por fortes chuvas na cidade de Maceió - AL. A determinação da especiação redox do Sb em água começou a ser realizar a partir da amostragem 4, sendo obtidos os valores médios de concentração para o SbTOTAL e Sb(III), respectivamente, corresponde a 0,32 e 0,12 g L-1, enquanto que para amostragem 5 foi 0,69 e 0,10 g L-1, observando assim que todas as concentrações médias estão dentro do permitia pela legislação. Além disso, foi realizada a quantificação desses elementos no sururu, para Hg a concentração média para as amostragens 1 e 2 foi de 0,29 e 0,22 mg kg-1, enquanto para Sb foram 0,22 e 0,44 mg kg-1. Os resultados iniciais relacionados aos níveis de Hg em sangue foram de 7,07 g L-1 para os pescadores do CELMM (n = 7) e de 2,26 g L-1 para grupo controle (n = 6). Com isso, o monitoramento do Hg e do Sb em diferentes amostram ajuda a compreender a dinâmica do ecossistema estudo e comparar com os níveis de concentração estabelecidos pela legislação.

Externo(a) à Instituição - FRANCISCO ANTÔNIO DA SILVA CUNHA
Interno(a) - 1613338 - JOSUE CARINHANHA CALDAS SANTOS
Externo(a) à Instituição - LETÍCIA MALTA COSTA
Interno(a) - 1697766 - WANDER GUSTAVO BOTERO