PPGAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE CAMPUS ARAPIRACA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: MARCELO CAPISTRANO COSTA

DISCENTE : MARCELO CAPISTRANO COSTA
DATA : 29/06/2022
LOCAL: Campus Arapiraca

Estudo da Degradação do Fenol por Técnicas Eletroquímica e Fotoeletroquímica

Degradação de poluentes, Fenol, Processos Oxidativos Avançados.

O fenol é um composto aromático de elevada importância industrial, com suas propriedades estruturais podendo ser encontradas em uma ampla variedade de produtos, como medicamentos e agroquímicos. Por se tratar de um contaminante ambiental de difícil remoção pelos métodos convencionais de tratamentos de água, a sua presença em ambientes aquáticos tem demandado a busca por novas tecnologias para sua degradação. O presente trabalho teve como objetivo realizar a degradação do fenol por meio de ensaios eletroquímicos, fotoquímicos por irradiação ultravioleta (UV) e processos oxidativos avançados (POAs). O estudo avaliou a degradação eletroquímica, fotoquímica, fotoeletroquímica, e respectivas combinações com processos oxidativos avançados empregando H2O2 como agente oxidante. Os ensaios foram realizados em reator de vidro munido de lâmpada UV de 13 W com emissão de radiação em 254 nm usada nos ensaios fotoquímicos. Na avaliação eletroquímica foram empregadas três densidades de correntes (10, 20 e 30 mA cm-2) usando Na2SO4 como eletrólito, sendo, em seguida, escolhida a densidade de 10 mA cm-2 para a realização da avaliação fotoeletroquímica. A degradação do fenol foi monitorada em espectrofotômetro com varredura espectral entre 250 e 800 nm e por HPLC. Por meio da determinação analítica do fenol, foram realizadas análises dos produtos de degradação em alíquotas do meio reacional coletadas nos tempos: 10, 20, 60 e 120 minutos. Ademais, foram verificadas a degradação do fenol em todas as avaliações, porém nos ensaios eletroquímicos ela não foi satisfatória, apresentando uma leve redução de sua concentração no meio reacional, mesmo utilizando oxidante (H2O2). Nos testes realizados com o componente fotoquímico, nos ensaios fotoquímicos e fotoeletroquímicos, houve degradação do fenol, com considerável redução de sua concentração, com maior eficiência nos testes realizados com o H2O2. Através das alíquotas retiradas durante o processo de degradação do fenol foram identificados dois produtos de degradação do fenol, o catecol e a hidroquinona, apresentando apreciável degradação também destes nos ensaios com irradiação UV e H2O2. Sendo assim, os ensaios com os componentes fotoquímicos e eletroquímicos combinados com POAs mostraram-se eficientes na decomposição do fenol e produtos de degradação.

Interno - 1609640 - VINICIUS DEL COLLE
Externa ao Programa - 1320545 - THAISSA LUCIO SILVA
Externo à Instituição - JOÃO PAULO TENÓRIO DA SILVA SANTOS - UFAL
Notícia cadastrada em: 12/06/2022 17:22