PPGAA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE CAMPUS ARAPIRACA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: VANDA DUARTE DE ANDRADE

DISCENTE : VANDA DUARTE DE ANDRADE
DATA : 14/08/2023
LOCAL: on line

APLICACAO DE SUBSTANCIAS HUMICAS DE LODO DE ESTACAO DE TRATAMENTO DE AGUA EM GERMINACAO DE ESPECIES UTILIZADAS NA RECUPERACAO DE AREAS DEGRADADAS: Chloroleucon dumosum (Benth.)

Resíduos sólidos, substâncias húmicas, germinação

O resíduo denominado lodo, gerado nas Estações de tratamentos de água (ETA) que em sua maioria não apresenta destinação sustentável, quando descartado de forma inadequada in natura nos corpos hídricos causa danos alarmantes. Os elevados teores de matéria orgânica e a capacidade do lodo em interagir com espécies presentes no ambiente sugerem aplicações em setores tecnológicos e agrícolas. Um dos maiores compenentes da matéria orgânica natural são as substâncias húmicas (SH). Derivadas da oxidação e polimerização da matéria orgânica natural e apresentando variados grupos funcionais em sua estrutura, desempenham papel fundamental no ambiente, sendo responsável por transportar e biodisponibilizar nutrientes para as plantas, bem como complexar metais e compostos orgânicos, que são potencialmente tóxicos à vida terrestre e aquática. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo extrair e caracterizar as substâncias húmicas (SH) presentes em amostras de lodo de Estação de Tratamento de Água da cidade de Penedo, a qual capta água do Rio São Francisco e avaliar o potencial das SH na germinação de sementes de Chloroleucon dumosum, espécie utilizada na recuperação de áreas degradadas. O estudo contou com técnicas de espectroscopia UV- vis, espectroscopia de infravermelho (FTIR), análises para fins de fertilidade, teor de matéria orgânica e determinação do teor de espécies metálicas e germinação de sementes. Os resultados de espectroscopia UV-vis e FTIR demonstraram que as SH presentes na amostra possuem considerável presença de grupos aromáticos e grupos carboxílicos, caracterizando a presença de sítios hidrofílicos nas amostras. As análises de fertilidade e de matéria orgânica demonstraram que este material apresenta um grande potencial para uso em setores agrícolas. A determinação de metais potencialmente tóxicos demonstrou alta concentração de alumínio nas amostras de lodo e SH, podendo apresentar elevada toxicidade para a saúde humana e para o meio ambiente e as análises da germinação mostraram que a concentração de 100 mg/l de SH teve efeito positivo.

Presidente - 1697766 - WANDER GUSTAVO BOTERO
Interno(a) - 1543863 - CICERO GOMES DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - DANIELLE GOVEIA - UNESP
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 13:55