Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LARISSA NUNES DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LARISSA NUNES DA PAZ
DATA : 20/06/2022
LOCAL: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEAC

NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO: A UBERIZAÇÃO EM ALAGOAS

Uberização, trabalho, Alagoas.

O referido projeto de dissertação visa analisar os efeitos socioeconômicos do processo da uberização do trabalho no Estado de Alagoas, especificamente o caso dos motoristas e entregadores por aplicativos, entre os anos de 2015 a 2020. O conceito de “uberização” decorre de um neologismo para descrever modernas formas de controle, gerenciamento e organização do trabalho, baseadas no oferecimento de serviços através de plataformas digitais, um processo no qual o prestador não possui vínculo empregatício formal. No caso do Estado de Alagoas, tendo em vista seus elevados graus de desemprego e informalidade, torna-se crucial compreender os desdobramentos desta nova morfologia do trabalho. Para tanto, a pesquisa adotará o método dialético, apresentando uma abordagem qualitativa com uso de dados secundários. Será classificada como exploratória e descritiva, pois ainda são poucos os estudos produzidos sobre a temática em Alagoas. Será realizada uma ampla revisão de literatura acerca das principais mudanças verificadas no mercado de trabalho brasileiro, nas últimas décadas, bem como serão levantados dados referentes ao emprego e a renda, buscando captar a evolução da População Economicamente Ativa, via Censos Demográficos e Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios, ambos publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Especificamente, serão utilizados os microdados da PNAD Contínua referentes ao número de motoristas e entregadores por aplicativos em Alagoas, em comparação com as demais categorias de emprego e os estados do Nordeste, além da caracterização do perfil destas classes, visando aquilatar a relação existente entre desemprego elevado e expansão da uberização. Espera-se, dessa forma, compreender as principais transformações e mudanças processadas no mundo do trabalho ao longo das primeiras décadas do século XXI. Acredita-se que, com o presente estudo, será possível traçar um panorama mais completo do mercado de trabalho alagoano, englobando as novas formas de trabalho, como a uberização.

Presidente - 1653079 - CID OLIVAL FEITOSA
Interna - 1514965 - ANA MARIA RITA MILANI
Interno - 1623372 - KEULER HISSA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 12/06/2022 01:27