O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO SOB A ÓTICA DA ECONOMIA COMPORTAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DO EMPREENDEDORISMO FEMININO EM ALAGOAS
Empreendedorismo Feminino. Micro e Pequenas Empresas de Alagoas. Economia Comportamental. Tomada de decisão.
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento das mulheres empreendedoras acerca da tomada de decisão planejadas, à luz da Economia Comportamental. A complexidade, dos aspectos emocionais, cognitivos e racionais envolvidos no processo decisório, tem sido objeto de estudo de várias áreas do conhecimento, com destaque para a Economia Comportamental, que busca compreender os principais aspectos que afetam o princípio da racionalidade dos tomadores de decisão. Para isso, a pesquisa foi realizada em duas etapas metodológicas. Inicialmente foi realizado um estudo bibliométrico para mapeamento da literatura existente acerca da temática. Posteriormente, foi realizado um levantamento de dados por meio de um questionário on-line, com foco em análises exploratórias e descritivas, com gestores (as) de empresas do estado de Alagoas, contendo questões sobre aversão à perda, viés de risco, comprometimento, experiências vivenciadas e redes de apoio. Para análise dos dados, realizou-se uma regressão logística a fim de conhecer variáveis que afetam a propensão a tomada de decisão planejadas por parte das(os) empreendedoras(es). Os resultados mostraram que gênero, idade, renda, escolaridade, filhos, nível de comprometimento, aversão à perda, efeito framing e estereótipo de gênero, são variáveis significativas desse modelo. Constatou-se que o gênero feminino tem 94,53 mais chances de responder positivo para terem decisões programadas do que o gênero masculino. Além disso, as descobertas da pesquisa sugerem que as mulheres empreendedoras necessitam de ampliações de políticas públicas no Brasil, principalmente no que se refere ao estereótipo de gênero.