TRANSIÇÃO DE CULTURAS NA REABILITAÇÃO AUDITIVA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DA PESSOA COM SURDEZ
Surdez; reabilitação; cultura; narrativas.
Apresentamos aqui um estudo de caso de um adulto que realizou implante coclear, mas que resistiu à reabilitação auditiva. Discutimos nesta pesquisa, sobre a relação entre língua e cultura para defender que as pessoas com surdez têm experiências culturais distintas das pessoas ouvintes. Com base na Psicologia Cultural, definimos cultura como mediação semiótica e reconhecemos que ela é constituída do pensamento e do desenvolvimento humano. O objetivo da presente pesquisa foi investigar como uma pessoa com surdez, que fez o implante coclear, experimenta a transição da cultura surda para a cultura ouvinte. No que se refere ao desenho metodológico, trabalhamos com análise de narrativas. Analisamos narrativas de pessoas com surdez acessadas na plataforma do Youtube e narrativas produzidas a partir de entrevistas episódicas mediadas por intérprete de LIBRAS, com um adulto de 20 anos de idade, que fez implante coclear aos 13 anos. Apoiamos as análise nas discussões sobre o papel do tempo narrativo, das características da enunciação e do funcionamento de vozes para a produção de sentidos. Nos resultados destacamos dois aspectos na transição da cultura surda para a cultura ouvinte: 1) especificidades na construção do sentido de temporalidade nas narrativas de uma pessoa com surdez justifica o reconhecimento de uma cultura distinta e 2) o diálogo contínuo das vozes, fomentou um conflito/tensão com base na experiência que confrontou possíveis “benefícios” de ser ouvinte com o amplo sofrimento, com dores e desconfortos, provocados pela escuta promovida pelo IC. Como conclusão, apontamos a necessidade de qualificação de profissionais para atuar no processo complexo que denominamos por transição da cultura surda para a cultura ouvinte. Alertamos que a reabilitação não se trata apenas da experiência com sons, mas, sobretudo, das transformações na forma como se experimenta as outras pessoas, as instituições, o mundo.