(DES)ENCONTROS ENTRE QUESTÕES DE GÊNERO E O ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE A PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS E TRAVESTIS NA UNIVERSIDADE
a) pessoas trans; b) ensino superior; c) políticas públicas; d) políticas de permanência.
Essa pesquisa tem como objetivo compreender os fatores que se relacionam à permanência de pessoas trans e travestis no ensino superior. Também visa analisar as dificuldades encontradas por elas na universidade, entender quais as ferramentas de enfrentamento usadas por esse grupo perante às dificuldades existentes e analisar se a imersão desta população no ensino superior tem produzido ferramentas de potencialização e transformação social para essa comunidade. Para tanto, convidaremos pessoas trans e travestis que estejam no ensino superior de modo a pensar sobre os limites e desafios da inserção neste espaço. O contato será realizado a partir de buscas ativas em universidades brasileiras e em grupos de movimentos LGBTQIA+; e da divulgação nas mídias sociais. Nosso diálogo se dará a partir de uma troca de cartas com pessoas trans e travestis que escreverão sobre as suas diferentes experiências no ensino superior, seus desafios, os limites encontrados, mas também sobre as resistências e a afirmação de um conhecimento produzido por elas na academia. Para dar conta dessa discussão recorreremos à teoria queer e a relacionaremos aos saberes trans-localizados que nos permitem pensar uma pesquisa produzida no, e direcionada para, o sul global. Por fim, é necessário destacar que as pessoas trans e travestis enfrentam muitos desafios nos ambientes educacionais, mas apesar disso, esses ambientes podem ser favoráveis para o desmantelo da heteronorma que tenta apagar as subjetividades trans. Por isso, faz-se necessário entender que estratégias estão sendo produzidas por elas no sentido de combater as dificuldades encontradas dada a ausência de políticas específicas para esse grupo no que concerne à permanência na universidade.