PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Teléfono/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE NUNES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: PEDRO HENRIQUE NUNES SILVA
DATA: 03/09/2020
LOCAL: Videoconferência

THOMAZ DO BOMFIM ESPÍNDOLA E O PENSAMENTO GEOGRÁFICO NA PROVÍNCIA DAS ALAGOAS (1844-1871)

Nascido em Maceió e graduado pela Faculdade de Medicina da Bahia (1853), Thomaz do Bomfim Espíndola (1832-1889) se constituiu em um dos mais importantes intelectuais do seu tempo, ocupando diversos cargos na administração da província das Alagoas. Foi também lente catedrático de Geografia, Cronologia e História do Liceu Alagoano, e é reconhecido como um dos fundadores dos estudos geográficos na província, tendo escrito na segunda metade do século XIX uma obra de grande relevância para a geografia alagoana. Diante disso, o estudo tem como objetivo o desenvolvimento de uma análise acerca da história do pensamento geográfico em Alagoas a partir da obra de Thomaz Espíndola à luz do seu tempo-espaço, contemplando como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 1844 e 1871. O período assinalado diz respeito a publicação dos primeiros escritos acerca da geografia da então província das Alagoas, a saber: Opúsculo da descripção geographica topographica, phizica, politica, e historica, do que unicamente respeita à provincia das Alagôas no império do Brazil (1844) e Geographia alagoana ou descripção physica, politica e historica da provincia das Alagoas (1871). Assim, partimos da hipótese que o discurso enunciado pela obra geográfica de Thomaz Espíndola esteve fortemente vinculado aos interesses das elites dominantes de então, caracterizando-se como um discurso de representação do poder. Desse modo, o estudo da sua obra mostra-se como um caminho promissor para a interpretação e desvelamento da história do pensamento geográfico na província das Alagoas.

PALAVRAS-CHAVE:

Thomaz Espíndola. Pensamento Geográfico. Poder. Província das Alagoas

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

Externo(a) à Instituição - ANDRE NUNES DE SOUSA - IFBA
Presidente - 1214339 - ANTONIO ALFREDO TELES DE CARVALHO
Interno(a) - 1188049 - PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
Notícia cadastrada em: 06/08/2020 12:54
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 27/04/2024 02:31