PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Teléfono/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: GEOVANE ALVES DA SILVA
DATA: 25/09/2020

TRAJETÓRIAS GEOGRÁFICAS DAS USINAS DE AÇÚCAR EM ALAGOAS

A pesquisa em curso tem como objetivo geral analisar a distribuição geográficas das usinas de açúcar no território alagoano, considerando as mudanças que ocorreram ao longo do século XX e início do século XXI. Trata-se de uma análise com base em dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia - IBGE, do Ministério da Economia - MTE e dados do governo de Alagoas, de dados do anuário estatístico do IAA. Utilizamos ainda as pesquisas de autores conhecedores da temática da agroindústria alagoana e brasileira, como: Costa (1931), Carvalho (2009), Andrade (2010), Diegues JR (2006), Szmrecsányi (1979), Gomes (1979), Bray et al (2000), Moraes, (2000). Fizemos ainda o uso dos imprescindíveis dados da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico – SEPLANDE, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas – FIEA, para entender uma das mais importantes dinâmicas territoriais ainda em curso no Estado, que culmina na queda das usinas de açúcar da tradicional região canavieira da Microrregião da Zona da Mata Alagoana, que já chegou a concentrar em 1931, o número de 18 usinas, agora contando com apenas 5, sendo apenas duas com algum folego: Usina Santo Antônio e sua filial Camaragibe. Verificamos também como a desregulamentação do setor na década de 1990, provocou uma concentração em grupos, em que as usinas menores, menos competitivas foram incorporadas pelas maiores no Estado. Corroborando ainda mais com o novo eixo produtivo que fica na Microrregião de São Miguel dos Campos formada pela disposição de instrumentos técnicos provenientes de capital Pernambucano, e também dos programas federais como IAA, PLANALSUCAR e PROALCOOL para instalações de maquinaria e expansão das lavouras, atualmente a Usina Coruripe é que detém a maior produtividade do estado.

PALAVRAS-CHAVE:

Alagoas. Mesorregião Geográfica do Leste Alagoano. Dinâmicas territoriais

ÁREA: Geografia

Externo(a) à Instituição - ALBERTO PEREIRA LOPES - NENHUMA
Presidente - 1188049 - PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
Interno(a) - 1120111 - SILVANA QUINTELLA CAVALCANTI CALHEIROS
Notícia cadastrada em: 12/08/2020 12:02
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 27/04/2024 08:17