PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Teléfono/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de DEFESA: RENATO WILIAN SANTOS DE LIMA

DISCENTE : RENATO WILIAN SANTOS DE LIMA
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Auditório do IGDEMA

Bambusa vulgaris E Eucalyptus sp. EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA: IMPACTOS NA BIODIVERSIDADE DE INVERTEBRADOS E QUALIDADE DO SOLO

Fauna invertebrada do solo. Espécies exóticas. Variáveis edafoclimáticas. Atributos do solo. Parque do Horto.

A Mata Atlântica se destaca pela ampla biodiversidade da fauna e flora, no entanto vem sendo impactada pela introdução de espécies exóticas como bambu e eucalipto, facilmente encontrados em Parques Urbanos, que podem alterar a qualidade do solo e serapilheira, e consequentemente a biota de invertebrados. Objetivou-se avaliar quais impactos a introdução de espécies exóticas Bambusa vulgaris e Eucalyptus sp. têm provocado na biodiversidade de invertebrados e qualidade do solo em fragmento de Mata Atlântica. A pesquisa foi realizada no Parque do Horto de Maceió, em três áreas: Mata Atlântica, Eucalipto e Bambu, com 10 pontos amostrados por ambiente, nos meses: maio/2022, maio e outubro/2023. Para quantificar a taxa e intensidade do dano causado pelos herbívoros invertebrados nas espécies Paubrasilia echinata (Mata Atlântica), Eucalyptus sp. e B. vulgaris foram coletadas aleatoriamente folhas de 10 matrizes. No levantamento da macrofauna aérea e do solo foram utilizadas armadilhas Provid. Para mesofauna foi coletada amostras de solo+serapilheira com anéis metálicos (diâmetro=4,8 cm e altura=5 cm) na profundidade 0-5 cm e utilizado o método de extratores BerleseTullgren. Para quantificação do acúmulo de serapilheira utilizou-se moldura de ferro (0,5x0,5 m) e foi feita triagem do material, secagem em estufa, pesagem e amostrados os invertebrados. Foram coletadas amostras de solo para determinação dos parâmetros físicos e químicos. Foi feita análise química do material vegetal e da serapilheira (Lignina, Celulose e Hemicelulose, C, N, P, K. Mg e relação C:N) e levantados os fatores edafoclimáticos (Conteúdo de Água do Solo-CAS, Temperatura do Solo-TS e Precipitação Pluvial-PP). Para os invertebrados quantificou-se abundância, riqueza, diversidade de Shannon (H) e uniformidade de Pielou (e). Todos os dados foram submetidos a análise estatística. Os resultados apontam que os herbívoros invertebrados causaram mais danos nas folhas de P. echinata, com maior atuação dos sugadores no período de estiagem (out./2023), sobretudo por se tratar de uma espécie mais palatável com maiores teores de N; A macrofauna do solo, aérea e da serapilheira e a mesofauna foram impactadas pela presença das espécies vegetais exóticas, uma vez que os grupos encontrados foram homogêneos entre as áreas, demonstrando a adaptação destes organismos aos ambientes exóticos. Parâmetros físicos do solo como CC e AD e químicos como MOT, P, Na, K, Ca, Mg, SB e V foram mais elevados nos ambientes exóticos, favorecendo em um ambiente receptivo para estes invertebrados, induzindo maior presença de grupos como os diplópodes que se alimentam de material em decomposição. O acúmulo de serapilheira nas áreas de Mata Atlântica>Eucalipto>Bambu, foi atribuído a heterogeneidade das espécies vegetais, influenciado pelos menores teores do N, P, K, alta relação C:N e maiores teores de lignina, que dificultam a decomposição do material acumulado no solo e influenciando na menor presença dos invertebrados; A composição física do solo apresentou poucas variações entre as áreas, sendo verificado maiores resultados em CC e AD em Bambu, demonstrando que o solo desta área retem bastante água, além disso na química do solo foram verificados maiores teores de MOT, P, K, Ca, Mg, SB e V, devido a intensa intervenção antrópica.

Interno(a) - 1717255 - ANA PAULA LOPES DA SILVA
Interno(a) - 1494403 - KALLIANNA DANTAS ARAUJO
Interno(a) - 1574934 - NIVANEIDE ALVES DE MELO FALCAO
Externo(a) à Instituição - MAYARA ANDRADE SOUZA - CESMAC