PPGG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE Teléfono/Ramal: 99992-2210/1441

Banca de QUALIFICAÇÃO: REIMILDO BARBOSA DA SILVA

DISCENTE : REIMILDO BARBOSA DA SILVA
DATA : 04/12/2023
LOCAL: Web conferência

MOBILIDADE URBANA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE TEOTÔNIO VILELA EM ALAGOAS

Cidade. Distância. Escolas. Localização. Trajetos.

O objetivo geral do estudo está em investigar a relação entre a localização das escolas de Ensino Médio em Teotônio Vilela com a densidade do uso do solo e sua influência na mobilidade estudantil, no intuito de entender se esses fatores impactam as distâncias médias percorridas pelos estudantes para chegar à escola. Pela problemática, entende-se que a análise da distribuição espacial das condições de viagens geradas pelas escolas públicas de Ensino Médio, em relação à localização destas, pode promover a criação de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável, viabilizando a utilização de modos sustentáveis de deslocamento. A opção pelo estudo aprofundado sobre a distribuição espacial de instituições de ensino teve como estímulo a característica peculiar dos horários pré-determinados das viagens geradas e atraídas por esse tipo de equipamento. O estudo da distribuição espacial dessas instituições de ensino público pode evidenciar que a separação espacial estabelecida entre escolas e usuários provoca a necessidade de realizar viagens motorizadas por motivo de estudo, ou a realização de longos deslocamentos a pé. A escolha do tema de investigação justifica-se pelo esforço em contribuir com informação geográfica de observação sobre os fenômenos espaciais e territoriais, buscando, dessa forma, conectá-los e relacioná-los, conferindo, assim, uma estrutura coerente de análise.

Presidente - 3278088 - EDILMA DE JESUS DESIDERIO
Externo(a) ao Programa - 1837271 - FRANCISCA MARIA TEIXEIRA VASCONCELOS - nullInterno(a) - 1188049 - PAULO ROGERIO DE FREITAS SILVA
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 09:35
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 27/04/2024 09:59