Banca de DEFESA: RENATO DOS ANJOS SOUZA

DISCENTE : RENATO DOS ANJOS SOUZA
DATA : 21/12/2022
LOCAL: ICBS - Bl.3 - Sala 108

GUERRA MOLECULAR: PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO – PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE GENÉTICA MOLECULAR ABORDANDO A ONCOGÊNESE

DNA, Gene, Oncogênese e Jogo de Tabuleiro.

A genética apesar de sua presença no cotidiano da sociedade é demasiadamente incompreendida pela maioria dos estudantes e da população em geral, não conseguindo relacionar determinados conceitos estudados na escola a cerca dessa disciplina. Muitos estudantes demonstram dificuldades em compreender o significado de Gene, DNA e RNA assim como, correlacionar distúrbios no material genético ao aparecimento de tumores cancerígenos. Esse projeto buscou desenvolver um jogo de tabuleiro com a participação dos estudantes com cunho didático-pedagógico onde, de forma lúdica e utilizando estratégias de ensino investigativo e metodologia ativa com o uso de sala de aula invertida, buscou-se auxiliar os alunos na compreensão de conceitos intrínsecos a genética molecular e que estes puderam compreender e correlacionar a estrutura genética a oncogênese. A pesquisa foi realizada pelos estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Sebastião Tiago de Oliveira, Município de Jupi – PE. Inicialmente os alunos foram divididos em grupos e, em seguida, orientados a pesquisar sobre um tipo de câncer e descobrir os fatores genéticos envolvidos na doença escolhida. Após as pesquisas realizadas, cada grupo apresentou um seminário na sala de aula mostrando suas descobertas aos demais colegas. Depois de apresentados os seminários e elucidadas dúvidas e curiosidades dos alunos, foi apresentado aos grupos o desafio de colocar todas as informações consideradas pertinentes pelos mesmos num jogo de tabuleiro, tendo como referência o jogo WAR da fabricante Grow. Concluído o jogo convidamos um grupo de estudantes que não participou de seu desenvolvimento para jogar e dar sua opinião a cerca do produto desenvolvido. Dessa forma, pretendeu-se contribuir para um melhor entendimento de conceitos relacionados à genética molecular correlacionando-o a assuntos de interesse da sociedade como é o caso do câncer.

Presidente - 1306075 - RENATO SANTOS RODARTE
Interno(a) - 1544082 - MARCOS VINICIUS CARNEIRO VITAL
Externo(a) ao Programa - 1168110 - FRANCISCO JAVIER TOVAR
Notícia cadastrada em: 21/12/2022 07:25