MICROBIOLOGIA APLICADA NO ENSINO MÉDIO – SAÚDE, DOENÇA, BIOTECNOLOGIA E MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO
microbiologia, ensino, aprendizagem, biotecnologia, saúde, meio ambiente
Microrganismos são seres que desempenham diversas funções no planeta, mas que, apesar da sua multifuncionalidade, acabam sendo comumente associados a organismos patogênicos e infecciosos. Bactérias, fungos e algas são os principais grupos de seres vivos estudados pela Microbiologia. Trabalhar a Microbiologia no ensino médio se torna extremamente relevante, uma vez que organismos como estes podem ser encontrados em diversos nichos, desempenhando diversas funções, seja na saúde de outros seres vivos, nos ambientes, nas indústrias e em processos biotecnológicos, sendo que muitas das quais fazem parte do nosso cotidiano. Com o objetivo de proporcionar aos alunos de ensino médio metodologias diferenciadas para explorar mais sobre agentes biológicos microscópicos, esse projeto propõe a elaboração e aplicação de uma sequência didática investigativa, com aprendizagem baseada em problemas (ABP), visando a formulação de novos saberes através da pesquisa, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e compartilhando desses saberes por meio da produção de material didático digital (Website). Esse projeto propõe, ainda, que através dessas atividades, o aluno adquira conhecimento mais completo sobre o tema e que, através da investigação, possa rejeitar possíveis preconceitos sobre esses agentes. Por fim, espera-se que os objetivos sejam alcançados e, principalmente, que a estratégia investigativa contribua positivamente no processo de ensino e aprendizagem do tema em questão.