Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA BUARQUE MELO SANTOS

DISCENTE : MARIANA BUARQUE MELO SANTOS
DATA : 14/04/2023
LOCAL: ICBS

IST, GRAVIDEZ PRECOCE E INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO VERTICAL: EDUCAÇÃO INVESTIGATIVA EM SAÚDE PARA O ENSINO MÉDIO

Escola, Gravidez na adolescência, IST, Prevenção, Saúde Pública, Sequência didática.

Embora o termo sexualidade seja muito falado entre os jovens, pouco se discute sobre isso, conscientemente, na sala de aula, talvez por ser um tabu ou pela falta de informação dessa temática. No contexto social, encontramos dentre as jovens, em idade escolar, muitas que já são mães e mantém vida sexual desprotegida. Adicionalmente, o fato de existir algumas IST de transmissão vertical (pré, peri e pós-natal), com sequelas à mãe e ao recém- nascido, enfatiza a importância de discussão da temática, em sala de aula. Este projeto terá como objetivo principal a elaboração e execução de uma sequência didática de ensino investigativo correlacionando os temas gravidez precoce, IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e infecções de transmissão vertical, tais como SIDA, Sífilis, Hepatite B e Infecções por HPV, visando a educação em saúde para alunos do ensino médio, da escola estadual no município de Viçosa – AL. A metodologia aplicada será uma sequência didática desenvolvida a partir de uma Atividade Baseada em Problemas (ABP), com a seguinte sequência: i) Discutir dados epidemiológicos atuais do Brasil sobre a gravidez na adolescência, IST durante a gestação e infecções de transmissão vertical, e suas consequências; ii) Discutir as principais diretrizes e medidas preventivas e terapêuticas de IST de notificação compulsória, no pré, peri e pós-natal; iii) Sintetizar as problematizações discutidas em grupos, em produtos a serem gerados e divulgados pelos discentes (textos, Podcast, Cards, vídeos...); iv) Construir um ebook com sequências didáticas sobre os principais temas estudados, compilando as atividades e os produtos desenvolvidos pelos discentes, a partir da utilização de metodologia ativa e aplicativos digitais. Faz-se necessário trabalhar propostas didáticas diferenciadas e alinhadas às tecnologias com uma abordagem lúdica e eficaz, trazendo o conteúdo de modo a causar maior interesse e impacto nos alunos.

Presidente - 1790572 - REGIANNE UMEKO KAMIYA
Interno(a) - 2119250 - MULLER RIBEIRO ANDRADE
Interno(a) - 1776010 - RENATO GABAN LIMA
Notícia cadastrada em: 08/03/2023 08:45