Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA DE ALMEIDA PENA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA DE ALMEIDA PENA SILVA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - UFAL

DIABETES E DIGESTÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA COM OS ESTUDANTES DO TEMPO FORMATIVO III DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

Sistema digestório; diabetes tipo 2; ensino investigativo; educação de jovens, adultos e idosos.

O estudo do sistema digestório é essencial para compreender o processo de absorção de nutrientes através dos alimentos. Porém, a composição nutricional desbalanceada, associada à inatividade física, contribui para o diabetes mellitus tipo 2. Apesar da sua importância, o conhecimento de estudantes sobre o tema muitas vezes se apresenta permeado por conceitos em desacordo com a literatura científica contemporânea, incompletos ou mesmo incorretos. Assim, a utilização de atividades investigativas pode auxiliar na compreensão da temática e na aprendizagem dos estudantes, colocando-os no papel de protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de desenvolver uma sequência de ensino investigativa com os estudantes do tempo formativo III da Educação de Jovens, Adultos e Idosos sobre a morfofisiologia do sistema digestório, com ênfase no pâncreas e na prevenção do diabetes mellitus tipo 2. Material e Métodos: O projeto será aplicado em duas turmas da EJAI, turno noturno, do Colégio Estadual José Vicente Leal, localizado no município de Araçás-Bahia. As atividades propostas seguirão as seguintes etapas: Etapa 1 – Problematização; Etapa 2 – Pesquisa, reflexão e confirmação de hipóteses; Etapa 3 – Construção de gráficos e cartilha informativa sobre o DM 2 - divulgação dos resultados; Etapa 4 – Dia DM 2 de prevenção e promoção da saúde; Etapa 5 - Avaliação e autoavaliação. Coleta e análise de dados: Os dados serão coletados ao longo de todo o estudo em diário de campo e posteriormente organizados em planilhas digitais para melhor visualização e análise. Resultados esperados: Espera-se que este estudo possa auxiliar nas práticas docentes e tornar o ensino de Biologia mais dinâmico e significativo para os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Presidente - 1645285 - DANIELE GONCALVES BEZERRA
Interno(a) - 1916144 - GILBERTO COSTA JUSTINO
Interno(a) - 2270369 - MARIA DANIELLE ARAUJO MOTA
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 08:45