Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE ARAUJO FONTES MELO

DISCENTE : ALINE ARAUJO FONTES MELO
DATA : 05/05/2023
LOCAL: ICBS-UFAL

UMA PROPOSTA LÚDICA PARA AUXILIAR NO ENSINO SOBRE AS ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS TERRESTRES AO BIOMA CAATINGA

evolução, ensino investigativo, jogo didático

O ensino de Botânica, sobretudo a evolução das plantas terrestres é baseado muitas vezes em métodos tradicionais que podem tornar a aprendizagem desestimulante para os estudantes, por serem pouco aplicáveis. O presente trabalho abordará temas sobre mutações, características morfológicas das plantas, adaptação, seleção natural, entre outros, com alunos do Ensino Médio baseado em conhecimento empírico e científico. Dessa forma o objetivo é desenvolver e aplicar um jogo a partir da resolução de problema investigativo com isso espera-se que favoreça o protagonismo discente e a construção de novos saberes. Buscou-se aliar a abordagem de ensino investigativo e o lúdico a fim de potencializar a aprendizagem dos educandos. O jogo didático será construído pelos discentes com a mediação da professora, inspirado num jogo comercial o qual contará uma história a respeito das plantas existentes no bioma caatinga e seus mecanismos adaptativos. Espera-se que a proposta seja eficaz e que os alunos se engajem e desenvolvam suas habilidades e autonomia. O produto final será um jogo de tabuleiro que poderá ser utilizado no âmbito escolar, bem como um artigo a ser publicado.

Presidente - 1676996 - LETICIA RIBES DE LIMA
Interno(a) - 1974414 - OLAGIDE WAGNER DE CASTRO
Interno(a) - 1306075 - RENATO SANTOS RODARTE
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 10:18