Banca de DEFESA: JOSENILTON BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE : JOSENILTON BATISTA DOS SANTOS
DATA : 30/11/2021
LOCAL: Webconferência

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS UTILIZANDO DISPOSITIVOS SEMICONDUTORES: Uma Abordagem Direcionada à Educação Básica

Ensino de Física. Experimentos. Circuitos Elétricos. Dispositivos Semicondutores

Ao descrever o objeto de conhecimento, especificamente durante as aulas de circuitos elétricos, geralmente o professor faz, na própria lousa, um esboço ou um esquema elétrico, usa uma imagem ou até mesmo um simulador eletrônico, tentando, ao máximo, reduzir a abstração nas aulas de Física. No entanto, todos esses recursos podem servir de forma suplementar a uma metodologia que, nesse trabalho, é proposta como mais eficaz: a experimentação através da construção e execução de exercícios com divisores de corrente, de tensão e o uso de amplificadores operacionais. O uso de experimentos com circuitos elétricos com finalidade formativa já é uma realidade bastante presente em turmas de terceiro ano no ensino médio. Entretanto, sua aplicação no âmbito do Ensino Fundamental ainda é de caráter pouco expressivo. Além disso, em qualquer nível da Educação Básica, quando se aborda o tema dos semicondutores, geralmente acontece de forma meramente teórica. Na experimentação encontramos elementos constituintes do letramento científico que abrem possibilidades de inserção dos objetos de conhecimento de forma sequencial e que propiciam uma repaginação didática nos processos de ensino e aprendizagem. Esse trabalho traz como produto educacional sequências didáticas que tem como foco principal, a partir do uso de kits de montagem, o estudo de circuitos elétricos com o uso de semicondutores amplificadores operacionais, voltados para educação básica. Trata-se do relato de uma experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurélio Buarque de Holanda e Escola Estadual de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, no município de Teotônio Vilela – AL, nas turmas de 9º e 3º anos, respectivamente, onde os alunos, num processo de coprodução com o professor, participaram de oficinas de montagem de circuitos elétricos a partir de esquemas ilustrados em roteiros de estudo visando facilitar a assimilação dos conteúdos de Física sobre eletricidade. Sabemos que ainda muito é necessário para que se alcance os patamares maiores da educação, mas esse trabalho mostrou ter potencial e ser um contributo significativo nos processos de ensino e aprendizagem.

Externo à Instituição - DENIS REZENDE DE JESUS
Presidente - 1544173 - PEDRO VALENTIM DOS SANTOS
Interno - 2579019 - WAGNER FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 31/10/2021 08:52